Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Municípios baianos aderem ao Sistema Nacional de Cultura


Celeiro cultural do País, a Bahia esteve representada por prefeitos e diretores de fundações culturais em reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Brasília, na última quarta-feira (16). A adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a Conferência Nacional de Cultura estiveram entre os assuntos da pauta.

Durante a audiência, foi realizada a assinatura simbólica da adesão dos municípios ao Sistema, sendo que, dos 15 municípios que foram representados na audiência, sete já aderiram ao SNC. A prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia, representou os prefeitos e declarou o empenho do governo do estado na conscientização para uma política cultural consistente. "A conversa com a ministra retomou nossos ânimos para acelerar a implementação do SNC para podermos realizar nossas políticas locais", comemorou a prefeita da cidade histórica, que apresenta forte tradição cultural e um calendário com muitas festividades.

Entre os objetivos do Sistema estão a formação de uma estrutura que articule e organize a gestão cultural, aproximando as administrações federal, estaduais e municipais e a sociedade civil. Nesta estrutura, será realizado o repasse de recursos entre os fundos de Cultura da União para os Estados, e destes para os Municípios.

Neste contexto, a ministra Marta Suplicy explicou que é necessário o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para poder atender as demandas de cada prefeito. "A primeira etapa é identificar a vocação artística de cada região e pensar ações que mudem a vida cultural, estimulando a discussão junto à comunidade", disse ela ao enfatizar a realização das conferências de cultura.

Organizador de inúmeras conferências culturais no estado, o conselheiro Nacional de Políticas Culturais, Val Macambira, pontuou a conscientização da comunidade para a realização dos encontros. "Na Bahia, 85% dos municípios realizaram seus encontros para discutir a elaboração das políticas culturais".

O governo da Bahia também já realizou a conferência e elegeu seus delegados, que apresentarão como principal demanda de trabalho a ampliação dos recursos do FNC na 3ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em novembro, em Brasília. "Há que se pensar na equiparação do Fundo Nacional aos recursos dos instrumentos de renúncia fiscal para projetos culturais", defendeu a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Nehle Franke.

Sobre o SNC

O Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade civil, que tem como órgão gestor e coordenador o Ministério da Cultura em âmbito nacional. É um novo paradigma de gestão pública da Cultura no Brasil, que tem como essência a coordenação e cooperação intergovernamental com vistas à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

O SNC foi integrado ao arcabouço jurídico nacional, com a aprovação da Emenda Constitucional 71/2012. Participaram da reunião prefeitos e representantes dos seguintes municípios: São Felix, Valente, São Sebastião do Passe, Ruy Barbosa, Serrinha, Maracás, Cruz das Almas, Santo Amaro, Muritiba, Canápolis, Araci, Maragogipe, Lafaiete Coutinho, Mulungu do Morro e Itagi.

por Teixeira Notícias / Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.