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quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Jucuruçu: Escola Cecília Meireles realiza 1ª Feira de Ciências

 
Nesta quarta feira (30/10/2013), a Escola Cecília Meireles realizou a 1ª Feira de ciências, com certeza saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros ou sites e estudar muito é importante entender os conteúdos, mas quando partimos para experimentar, na prática como as coisas funcionam, aí sim fica muito mais fácil para realmente aprender uma matéria escolar.
Assim, experimentar e aprender estão intimamente ligados. Percebendo essa ligação, no início do séc. XX professores do ensino básico de algumas escolas dos Estados Unidos propuseram a seus alunos que desenvolvessem projetos científicos para demonstrar determinados fenômenos para seus colegas de classe. A idéia deu certo e esses professores perceberam que com essa estratégia os alunos aprendiam de forma muito mais eficaz e prazerosa.
A partir daí estava “dada a largada” para as Feiras Científicas ou Feiras de Ciências que conhecemos hoje e que fazem parte do calendário de muitas escolas pelo mundo todo.

Para organizar uma Feira de Ciências é fundamental ter senso de equipe, organização, empenho e muita disposição!
Os professores e a coordenação da escola devem ser os responsáveis pela organização desse evento, mas é claro que a ajuda dos alunos é muito importante.

Aos professores e coordenadores cabe a tarefa de prever o evento no calendário escolar, orientar os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criar normas para o funcionamento da feira, cuidar da segurança da feira em geral e de cada experimento especificamente, além de orientar a divulgação e montagem.
Para os alunos fica a tarefa mais gostosa e desafiadora: desenvolver projetos inovadores a partir de conteúdos já estudados em sala de aula. É necessário ser criativo e ter espírito de cientista, pois mesmo para experimentos simples, seguimos os passos de um cientista, ou seja: observamos, formulamos hipóteses e criamos o experimento em si para verificar a veracidade dessas hipóteses.
Seguem algumas dicas importantes para sua participação ser nota 10:

 Tema: para escolha do tema você deve penar em algo desafiador, que instigue sua curiosidade para aprender mais, mas também não exagere, pois não adianta escolher um tema que esteja fora de seu alcance de pesquisa. Lembre-se de que alguns fenômenos demoram anos para serem desvendados por cientistas e, portanto você não conseguirá pesquisar em pouco tempo;
 
 Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões;

 Um laboratório de Ciências é um ambiente da escola com materiais e organização especifica que viabiliza a realização de experimentos científicos. É um espaço educativo que faz a ligação entre a teoria e a pratica dos conteúdos escolares.
Veja algumas Experiências interessantes, realizadas com os alunos da escola Cecília Meireles de Jucuruçu.

1º (A e B) Densidade da água ( ovo que afunda ou bóia)
2º (A) o vulcão e água que corre no barbante sem derramar.

2º (B) e 4º (B) filtração de água.
3º (A) e  5º (A)   o vulcão
 4º (A) gelo que afunda ou flutua na água?
4º (C) passas bailarinas e arco-íres

5º (B) dança de cores

6º (A) explosão de cores

6º (B) e 8º (A)  enchendo balão

6º (C) fogo que não queima o papel

6º (D) a cor violeta some

7º (A) granada

7º (B) vela na garrafa

7º (C) café que não mistura na água

8º (B) água que muda de cor

8º (C) areia movediça
Depois de todas as experiências realizadas, alunos e professores ficaram maravilhados e torcendo pra que venha logo a 2º feira de ciências, porque esse acontecimento foi muito proveitoso.  De acordo com os organizadores do evento, a iniciativa visa dar continuidade ao trabalho de produção científica, permitindo que estes alunos, ao escolherem uma carreira, continuem a produzir, com muito mais propriedade.


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