Os deputados estaduais não terão muito tempo de tranquilidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no que depender do líder do governo na Casa, Zé Neto (PT), que só espera a poeira baixar para colocar mais projetos na pauta, entre os quais dois devem enfrentar grande resistência da oposição. Trata-se de duas contas do governador Jaques Wagner (PT) que chegam à AL-BA com indicação pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado. “Não estou no clima para acirrar nada esta semana na Assembleia”, adiantou o petista, ao confirmar que não há previsão de polêmica nos próximos dias.
No máximo, a votação de matérias “de menor importância” nesta quarta-feira (30), se houver acordo com o líder da minoria, Elmar Nascimento (DEM). Contudo, na próxima terça (5), o plenário vai debater as prestações de Wagner referentes a 2010, aprovadas nesta terça pela Comissão de Finanças da AL-BA. Com a promessa da oposição de “obstruir tudo” (ver aqui), a previsão é de mais uma sessão longa e tensa.
Para completar, em 15 dias deve desembarcar no colegiado as contas referentes a 2011, que até o final de novembro podem ser votadas no plenário. Se tudo ocorrer como esperado, ambas serão aprovadas por maioria, com votos contrários da oposição. A expectativa é do líder do governo, que minimizou as disputas internas na bancada por causa do orçamento impositivo (ver aqui). “Tensão normal. Claro que não vai ser um mar de rosas enfrentar esses debates.
As pretensões dos deputados são legítimas, mas tem que ver até que ponto tem condição [de votar]”, argumentou o petista. Outro motivo para o pensamento positivo é o fato de que, na segunda (4), o Executivo costuma resolver pendências solicitadas pelos deputados, o que não aconteceu esta semana por causa do feriado do Dia do Servidor.
Na próxima terça também devem ser apreciados o projeto que altera o Planserv (ver aqui e aqui) e a doação de uma área em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, para o Ministério Público da Bahia. Também na próxima semana, está prevista uma sessão conjunta de comissões com temas que devem dar mais trabalho, como os fundos de recursos para as áreas de Segurança Pública e Cultura. / Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário