Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Jucuruçu: vem ai, a Festa da Rainha Rosa Vermelha


A comunidade católica de são Sebastião no distrito do “chumbo”, ainda pertencentes à paróquia São Cosme e São Damião de Itamaraju tendo os frades capuchinhos como missionários e administradores da fé cristã católica. Inspirados pelo Antigo Testamento, no livro Cântico dos Cânticos no Cap. 2:1 "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales". 

É sabido que o Vale de Saron é uma região da Palestina, um lugar fértil e de abundantes flores em meio ao deserto. No tempo do Rei Salomão ele atribuía analogicamente a Rosa Vermelha, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron, à beleza e perfeição das mulheres do seu reino. 

Os frades capuchinhos na pessoa do Frei Dílson Santiago, pároco da grande paróquia de Santos Cosme e Damião, atribuindo esforços missionários na evangelização achou necessário idealizar nessa região uma festa que se valoriza este povo, na época a vila chamava-se “chumbo” - distrito de Itamaraju e obtivesse meios de arrecadar fundos para a missão, criou-se, portanto, com as lideranças paroquiais a 1ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha no sentido de valorizar as jovens do vilarejo e também de toda região do vale do rio Jucuruçu. Hoje 30 anos depois somos um povo municipalizado e também com sede paroquial própria. 

A Rainha da Rosa Vermelha é uma referência simbólica a cidade de Jucuruçu. 

Assim a 2ª edição aconteceu com Pe. Aelson Neves no ano de 2008; a 3ª edição no ano de 2009 com os frades da Milícia de Cristo – Pe. Frei Davi e este ano de 2014 estamos na 4ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha com este mesmo objetivo: arrecadar fundos para as obras missionárias e valorizar as jovens de nossa região.


A festa será neste sábado 14/junho/ 2014, às 20hs. Cada comunidade deverá apresentar sua candidata (jovens acima de 14 anos) à Rainha da Rosa Vermelha. Vendendo o bilhete de R$ 1,00. A que mais arrecadar fundos para a paróquia é a Rainha da Rosa Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.