Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Novidade: Anatel quer 300 mil orelhões com Wi-Fi nas ruas do Brasil

internet_orelhão

Com o crescimento no uso dos celulares, as pessoas deixaram e utilizar os telefones públicos. Com isso as operadoras de telefonia estão tendo que se adaptar à nova realidade. João Rezende, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), afirmou nessa segunda-feira (19) que 300 mil orelhões passarão por uma modernização e irão oferecer Wi-Fi. Além disso, 400 mil serão desativados (equivalente a 40% menos do que está disponível atualmente).

Rezende afirma que uma parte dos orelhões será mantida para atender regiões onde ainda são muito utilizados. A estimativa é que 300 mil orelhões sejam mantidos, 300 mil modernizados e 400 mil desativados. Essa mudança irá ocorrer na revisão no contrato de concessão, numa consulta pública que começa em março de 2014. A desativação dos 400 mil ocorrerá, pois será preciso fazer uma troca do contrato de concessão. “A empresa, para fazer investimento no wifi, precisa baixar o custo dos orelhões. 

O contrato de concessão prevê equilíbrio econômico-financeiro deste investimento.” A expectativa é que os novos orelhões comecem a funcionar entre 2015 e 2016. O presidente da Oi, Zeinal Bava, esteve nesta quarta em  Salvador para anunciar os novos investimentos da companhia, após a fusãocom a Portugal Telecom.

“Em 2013 e nos primeiros quatro meses de 2014 foram implantados 189 novos sites 2G, 3G e 4G na Bahia. Além disso, estamos lançando este mês nossa rede 4G em Feira de Santana. Também ampliamos a nossa rede Oi Wi-Fi, complementando a cobertura 3G e 4G.  Hoje são mais de 52 mil pontos de acesso na Bahia, um crescimento de mais de 18 vezes nos últimos 12 meses e de 33% em 2014?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.