Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Campinas confirma segundo caso de infecção de zika por transfusão



Nesta terça-feira (3), a secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou o segundo caso de transmissão do zika vírus através de uma transfusão de sangue. De acordo com a secretaria, a doação ocorreu em Campinas, no início de 2015, em um paciente gravemente ferido por arma de fogo. Ele estava internado no Hospital das Clínicas e não resistiu.

De acordo com o diretor da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro da Unicamp, Marcelo Addas Carvalho, entre fevereiro e maio, período em que o homem ficou internado, ele recebeu mais de 100 bolsas de sangue. Em abril, foi identificada uma queda de plaqueta.

 Encaminhou-se então uma amostra de seu sangue para o instituto Adolfo Lutz. A suspeita era de que ele estava com dengue, porém os testes deram negativo. Segundo informações do Extra, a confirmação de zika só chegou para o Hemocentro em dezembro.

"O doador informou que, três dias após a doação, ele e pessoas de sua família tiveram quadro clínico de zika. Uma coisa interessante é que o paciente mesmo não apresentou nada", conta Marcelo Addas. Em nota, o Ministério da Saúde informa que a capacidade de infecção do vírus por transmissão sanguínea deve ser avaliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.