Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

STF rejeita que aposentado corrija benefício por voltar a trabalhar


Resultado de imagem para STF

O Supremo Tribunal Federal rejeitou nesta quarta-feira (26) a possibilidade de um aposentado que voltou a trabalhar ter o direito de corrigir o valor da aposentadoria. Foram sete votos contra e quatro a favor.

Ricardo dos Santos Mattos está aposentado, mas não está nada feliz com o que ganha. Ele se aposentou em 2002, aos 50 anos, antes da idade mínima. Por isso, o benefício dele sofreu redução. Como continuou trabalhando e contribuindo para o INSS por mais 10 anos, entrou na Justiça pedindo a desaposentamento.

Abriu mão do benefício que já recebia, de R$ 2,7 mil, para pedir uma nova aposentadoria, levando em conta o que contribuiu depois, o que daria a chance de chegar ao teto, de R$ 5.189. “Eu acho que de alguma forma caberia uma revisão, uma recontagem do tempo ou uma renúncia do benefício e uma nova contagem do tempo”, afirma.

Para o advogado Eurivaldo Neves Bezerra, a desaposentamento deveria ser um direito: “Eu considero legítimo porque eu estou pagando para o meu benefício. Se eu continuo a trabalhar, independentemente de estar aposentado ou não, eu tenho que reverter o que eu pago para mim.”

Para o economista Renato Fragelli, professor da FGV/EPGE Rio, o custo da desaposentamento seria mais um problema para o ajuste das contas do país: “Vai ser mais um fator desestabilizador de uma reconstrução fiscal que o país está enfrentando agora. A situação fiscal é dramática, o país está numa recessão profunda, o governo está tentando reorganizar a economia e vem uma bomba feito essa e vai dificultar muito o processo.”

O governo estima que a Justiça tenha recebido 182 mil processos de desaposentamento. Num cálculo da Advocacia-Geral da União, o impacto seria, no mínimo, de mais de R$ 7,5 bilhões por ano. Nos próximos 30 anos, quase R$ 182 bilhões. O Supremo Tribunal Federal começou a discutir o direito à desaposentamento em 2010. Só nesta quarta-feira (26) teve fim a votação.

A maioria dos ministros entendeu que o sistema previdenciário público no Brasil é baseado no princípio da solidariedade. O cidadão contribui para financiar todo o sistema, e não em benefício próprio. Além disso, os ministros consideraram que não há previsão na lei para o acréscimo no pagamento da aposentadoria.  Uma mudança desse tipo, portanto, só poderia ser estabelecida pelo Congresso, e não pelo Judiciário.

A decisão do Supremo terá que ser aplicada em todos os processos que pedem a desaposentamento na Justiça. Na quinta (27) os ministros voltam a se reunir para definir como será essa aplicação. Eles vão aprovar um resumo que deverá ser usado como base nas decisões dos juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.