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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Moradores de Lajedão desmentem nota enviada pela Embasa sobre a falta de abastecimento



Lajedão: Nossa equipe fez uma reportagem mostrando os problemas que os lajedaenses estão vivendo nos últimos tempos. A falta de abastecimento de água neste período de estiagem está tirando o sono da população e das autoridades. Mas na segunda feira (07), a empresa de abastecimento, enviou para nossa redação uma nota, que segue abaixo.

Nota na íntegra: A Embasa informa que, em função do longo período de estiagem que atinge a região de Lajedão, houve redução significativa na oferta de água na sede municipal. Em setembro de 2015, as barragens do Fritz e Sete de Setembro secaram e, atualmente, dois dos três poços perfurados operam com vazão reduzida por causa da diminuição do lençol freático. Hoje, a oferta de água, a partir desses mananciais, corresponde a 33% da capacidade de distribuição do sistema.

Para complementar o fornecimento na sede, três carros-pipa abastecem o reservatório da estação de tratamento (ETA) de Lajedão com água trazida da ETA de Medeiros Neto, que fica a 37 quilômetros de distância. Assim, a água desses carros-pipa, que representa um acrescimento de 8% na atual oferta do sistema de abastecimento, é fornecida pela rede da empresa na cidade.

A Embasa esclarece que o abastecimento da sede está sendo realizado de forma alternada. Os moradores da parte alta (setor 1, com menor número de ligações) recebem água por um dia e os moradores da parte baixa (setor 2, com maior número de ligações), por dois dias.

Os moradores que necessitam de avaliação do valor da conta de água podem procurar o posto de atendimento da Embasa que irá analisar cada caso.

A empresa esclarece que, de acordo com a legislação, a suspensão da cobrança das faturas de água ocorre quando há falta de abastecimento no período de 15 dias contínuos ou 25 dias alternados, sendo que o consumo não deve ultrapassar 50% do mínimo estabelecido por economia por mês.

Atenciosamente, Unidade de Comunicação Social

Após recebermos a nota, conversamos com vários moradores, os quais desmentem a nota, e falam que ainda não estão recebendo água nas torneiras de suas casas. “Na minha casa, que fica próximo à delegacia, tem mais de 60 dias que não cai nada de água na torneira. E ainda estou recebendo a conta à noite, depois do horário comercial, quando estamos dormindo. Estou pegando água na casa de minha irmã, e como nesta terça-feira caiu uma chuvinha, consegui aparar meio tambô de água. Pior de tudo são as contas com preços altos. Eu pago a energia feliz, porque não falta energia em minha casa. Necessito de água na minha casa”, declarou o morador José Teixeira, de 69 anos.

De acordo, o lajedaense Gabriel Araújo, que mora no Bairro Portelinha, e reside em Lajedão há 34 anos, faz um ano que o problema com a falta de água começou. “Não temos mais vida, já que falta mais água do que fornecem. E o pior é que estamos pagando conta sem receber o benefício. Na minha casa não cai água há 30 dias, e a conta chegou o dobro do valor que normalmente pago. No centro eu sei que de vez enquando cai água, mas, uma coisa tenho certeza, o serviço desta empresa é péssimo”, disse.

A moradora Talia disse também que há 30 dias não cai água em sua casa. “Estamos comprando 1000 litros de água por R$ 30,00, se não fosse isso, nem sei o que poderia está acontecendo de pior, muita gente na cidade está se virando assim. O pior é que pagamos por esses litros e ainda, pela conta da Embasa”, declarou./Liberdadenews

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