Servidores públicos municipais de Teixeira de Freitas ocuparam a Câmara Municipal de Vereadores nesta segunda-feira, 7 de novembro, na tentativa de pressionar a votação do Projeto que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
A proposição elaborada pelo Executivo tramita na Casa Legislativa desde setembro e vai definir o futuro profissional de 17 categorias.
A preocupação dos servidores é que o Plano não seja votado antes do recesso parlamentar que finaliza os trabalhos este ano e só retomam as atividades em 2017.
Na última sessão, durante a mobilização das categorias, o vereador Yuri da Tajon, que presidiu a reunião ordinária, disse que o Projeto ainda não entrou em votação porque os vereadores esperam do executivo, respostas ao requerimento enviado pela Casa que pede explicações sobre a proposição e análise do impacto financeiro da folha de pagamento com os novos reajustes.
Mas de acordo com os ocupantes, o executivo já teria respondido o oficio que pede o estudo do impacto. Ainda na sessão da semana passada, alguns vereadores disseram que o projeto já deveria ter sido votado e tentaram colocar de última hora, a proposição em pauta.
Das 17 categorias, duas delas, a de garis e motoristas, estariam insatisfeitas com os reajustes do Projeto em tramitação e protestaram contra a aprovação. Os sindicalistas presentes na Câmara explicam que a Plano vai proporcionar a correção dos ganhos reais e também acabar com o apadrinhamento.
Os servidores vão manter a ocupação até a próxima quarta-feira, quando ocorre a sessão. Barracas e colchonetes foram levados para a Casa Legislativa, onde os manifestantes passarão as noites de segunda e terça.
Neste momento estão presentes no local representantes dos Sindicatos dos Agentes de Saúde – SINDACESB, Sindicato dos Enfermeiros – SEEB e Sindicato dos Servidores Públicos – SINTRASPESB.
Com a mobilização também da população contra a aprovação do aumento de salários dos vereadores, secretários municipais, prefeito e vice-prefeito, a sessão desta quarta-feira, 9, promete ser bastante movimenta./sulbahianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário