Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Escolas de Teixeira de Freitas estão infestadas de cupins, baratas e ratos

Fazendo uma pesquisa rápida no site oficial do município de Teixeira de Freitas, foi possível constatar a existência de um contrato por dispensa de licitação nº. 282/2013, datado de 14/04/2013, no valor de R$ 3,4 mil, para detetizaçao no controle de ratos, baratas, cupins e insetos rasteiros em geral, para atender as necessidades de diversas escolas da rede municipal de ensino.

A empresa vencedora foi Deocleciano Moreira Tavares, CNPJ 05.395.449/0001-10, com sede à rua Grinaldo Medeiros, nº 70, bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas e os valores são provenientes do Fundo Municipal de Educação (FME)..

Ainda não foi informado se o serviço foi finalizado e se as detetizações surtiram efeito no combate integral das baratas, cupins, ratos e demais insetos rasteiros.

Grande vilã das mulheres e do ambiente doméstico, além de ser consideradas nojentas e assustadoras, as baratas ainda transmitem algumas doenças. Muitos defendem a teoria de que elas próprias não são transmissoras como os mosquitos da dengue e da febre amarela, porém em suas patas existem milhões de microrganismos que podem contaminar alimentos e objetos pessoais e transmitir doenças sérias. A hepatite A é uma das doenças que as baratas podem transmitir para os seres humanos, além da febre tifóide, gastroenterites e surtos diarréicos (blogbrasil).

Em relação aos ratos, são animais que podem vir a trazer alguns males para a saúde dos seres humanos. Existem hoje, muitas doenças transmitidas por ratos. Uma das mais sérias é a Leptospirose – doença causada por bactérias que se alojam nos rins dos ratos e são transmitidas através da urina.

Outras doenças transmitidas pelos ratos

Peste bubônica ou peste negra: uma das doenças mais antigas que se têm registros. Transmitida pela pulga do rato de telhado. Até hoje, mata pessoas ao redor do mundo.  Assim como a leptospirose, a peste bubônica também é tratada com antibióticos.

Tifo murino ou febre murina: também transmitida pela pulga do rato de telhado. Seu tratamento também é por antibióticos.

Febre da mordida do rato: como o nome diz, é transmitida pela mordida do roedor, quando ele está infectado. Também é passada através da ingestão de alimentos infectados pela saliva do roedor. Causa febre, vômitos e dores musculares. Pode evoluir para pneumonia e até infartos. O tratamento é feito com antibióticos, como a penicilina.

Hantavirose: Passada pela saliva e pela urina dos ratos. Causa uma virose que pode ser mortal se não tratada. Não há tratamento específico para a doença. Tratam-se apenas as infecções pulmonares que ela causa.

Sarnas, alergias: o pelo dos ratos e o contato com os roedores podem causar sarnas e alergias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.