Em 1987, representantes de 24 países assinaram o Protocolo de Montreal cuja meta era evitar a destruição da camada de ozônio. O objetivo era eliminar a produção do CFC (clorofluorcarbono), um composto orgânico que depois de manufaturado era conhecido por FREON.
Este gás muito utilizado em equipamentos de refrigeração como geladeiras e ar condicionados foi amplamente difundido com o desenvolvimento industrial após a segunda guerra mundial. O Protocolo de Montreal teve grande adesão dos países o que levou o então Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan a afirmar que este tenha sido talvez ". O mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos…"
A camada de ozônio é uma camada gazosa importante que protege a Terra de várias radiações, principalmente a radiação ultravioleta, a principal causadora de cancro/câncer de pele.
Porquê que a camada do ozono está a diminuir?
Em 1977, cientistas britânicos detetaram a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antárctida. Começou-se então a monitorar as alterações na camada de ozônio.
Cada molécula de CFC pode destruir cerca de 100 mil moléculas de ozônio !
O dia 16 de setembro é importante para refletir sobre as consequências dos nossos atos de hoje. Poluir o ambiente prejudicará gravemente as gerações futuras.
Um quarto da superfície do globo, ou cerca de 3,6 bilhões de hectares, estão ameaçados pela desertificação, fenômeno responsável pela perda de produtividade biológica e econômica dos solos; no Brasil uma das regiões mais afetadas é o nordeste.
A desertificação é causada pela associação de fatores climáticos, como a seca, com práticas econômicas predatórias, principalmente o desmatamento de extensas áreas de floresta, a agropecuária intensiva, a mineração desordenada e o uso de agrotóxicos.
Essas atividades destroem a cobertura vegetal natural do solo, contribuindo para o surgimento de terrenos arenosos. Afeta 1,2 bilhão de seres humanos e já causou o êxodo de 135 milhões de pessoas, com prejuízos estimados em 42 milhões de dólares anualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário