A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) desenvolveu linhas de crédito com taxas de juros reduzidas para empresários que atuam no semiárido baiano, região que corresponde a 70% do território baiano. A obtenção de financiamento permite que o interessado execute seu plano de investimento, possibilitando a adoção de novas tecnologias que elevem a capacidade de produção.
Para investimento fixo, a taxa diminui de 4% ao ano para 3,5%. No caso de capital de giro, o desconto chega a 25%, a partir de 0,94% ao mês. "O crédito é fundamental para expansão das atividades produtivas e geração de novos empregos. O apoio ao fortalecimento das empresas, com ampliação de negócios, é uma das principais ações da Desenbahia", explica o presidente Vitor Lopes.
A agência financia a implantação, expansão e modernização de empreendimentos nos setores industrial, comercial, rural e de prestação de serviços. Para investimento em projetos, o prazo para pagamento chega a 12 anos, com até 36 meses de carência.
Entre 2011 e agosto de 2013, a Desenbahia liberou R$ 200 milhões para a região do semiárido. Há linhas de crédito para construção civil, reformas, aquisição de softwares, máquinas e equipamentos novos (nacionais ou importados), além de taxa de franquia e consultoria para elaboração de projeto.
A Desenbahia informou que os empresários encontram outras vantagens: não há exigência de reciprocidade, comum no mercado bancário, como manutenção de conta corrente, aquisição de títulos de capitalização ou seguro. Por se tratar de financiamento com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (Fundese), as operações de crédito são isentas de Imposto sobre Operações Financeira (IOF). Para capital de giro, ao pagarem em dia os boletos, as empresas ainda são beneficiadas por um bônus de adimplência. As informações são da Sicm-Ba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário