Fonte: tn
O ator e dirigente cultural Eujácio Muniz propôs políticas públicas de ações culturais sem burocracia para as comunidades
A 5ª Conferencia Territorial de Identidade Cultural do Extremo Sul da Bahia, que aconteceu na última segunda e terça-feira (02 e 03/09), no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, no bairro Jaqueira, em Itamaraju, reuniu artistas, articuladores, militantes e gestores culturais das 21 cidades do extremo sul baiano.
O evento foi celebrado com a presença de diversas personalidades do mundo cultural, onde se elaborou uma lista de 7 propostas que serão levadas ao Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura na III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013.
Conheça as propostas: 1 – Criar um sistema de cursos, presencial e online para o ensino de elaboração de projetos para editais e qualificação profissional. 2 – Simplificar os editais e descentralizar os recursos e o processo seletivo de apoio a projetos culturais territorializando os editais. 3 – Levar as oficinas artísticas e culturais aos pequenos municípios do extremo sul e de difícil acesso.
Jornalista Rubens Floriano (vice-presidente da Fundação Mamãe África de Caravelas), Junieques Santos (representante territorial da Secretária de Cultura), Carlos Henrique Chenaud (do Ministério da Cultura) e Juliana Colatina (Associação Quilombola Vila Juazeiro de Ibirapuã)
Conheça as demais propostas: 4 – Articular a criação da Câmara de Cultura Territorial (vinculada ao Colegiado territorial do Estado). 5 – Fazer parceria com instituições de formação no campo cultural para promover capacitação nos diversos segmentos da cultura e arte para o território. 6 – Reestruturar a base fixa e oferecer mobilidade e ferramentas de suporte ao representante territorial da Secretaria Estadual de Cultura. 7 – Criação de um espaço cultural móvel itinerante.
Evento reuniu artistas e gestores culturais da região durante os dois dias em Itamaraju
Para a secretária municipal de Cultura de Itamaraju e anfitriã do evento, pedagoga Dilce Moura, que propôs a elaboração de um plano conjunto das políticas culturais e sistemas de cultura que possa reforçar este horizonte de trabalho colaborativo entre Estado e sociedade civil, a conferência obteve resultados bastante positivos, devido ao grande comparecimento de militantes representantes dos mais diversos setores culturais que promoveram proposições que darão grandes colaborações para as ações culturais a serem implantadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário