Quadrilha pode ter fraudado o Enem. Se comprovado,o exame poderá ser cancelado.
O Enem é um dos exames que mais problemas enfrentam com fraudes e este ano não está sendo diferente. Uma quadrilha oferecia aos candidatos esquemas fraudulentos para se ter acesso aos gabaritos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas que é o órgão que organiza o Enem está acompanhando as investigações da possível fraude cometida or uma quadrilha que a polícia está investigando há alguns meses.
Entenda como funcionava a suposta Fraude
As pessoas envolvidas no esquema cobravam até R$150 mil reais para colocar um estudante num curso de medicina e poderia ser com fraude nas provas ou venda do gabarito. A fraude suspeita foi detectada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, e era feita através de “ponto eletrônico” já que nas instruções de segurança da prova do Enem não constava a proibição de prender o cabelo atrás das orelhas o que facilitava muito a colocação de uma escuta.
Nesta investigação que está sendo sigilosa e muito bem estruturada já tem mais de 20 pessoas detidas. A quadrilha que foi descoberta é segundo a Polícia Civil é mineira e a mesma que fraudava vestibulares de faculdades particulares de medicina do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O caso agora está nas mãos da Polícia Federal e estima-se que pelo menos 150 pessoas tenham sido beneficiadas pelo esquema.
Se fraudes forem comprovadas o órgão responsável pelo Enem, o Inep, vai decidir se o Enem 2013 será cancelado. Como as fraudes foram descobertas em faculdades de medicina particulares e a quadrilha pode ter fraudado o Enem também, muitas outras cidades estão sendo investigadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário