Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 31 de agosto de 2014

Secretaria de Saúde de Jucuruçu, encaminhou 40 mulheres para exames de mamografia


A Secretária Municipal de Saúde do município de Jucuruçu, Siderlandia Pereira, enviou 40 mulheres do município para a cidade de Itajuípe – BA, para fazer o exame da mama, em breve serão encaminhadas mais 40 mulheres para a mesma cidade.

Conheça mais sobre esse exame que é de grande importância para todas as mulheres, que é, conhecer melhor o seu corpo, e neste caso específico seus seios.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

O câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, por afetar imensamente a feminilidade e atingir índices cada vez maiores de incidência em todo o mundo.


Pelo menos uma em cada dez mulheres terá câncer de mama este ano, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer, o risco de desenvolvimento pode aumentar com a apresentação de outros fatores que interagem entre si para deflagrar a doença, como história familiar de câncer de mama (mãe, irmãs, filha ou avó com a doença), ausência de gravidez, pacientes que foram submetidas a biópsia mamária por lesões pré-malignas ou as que já tiveram o diagnóstico em uma das mamas.

Apesar desses fatores, não há como prever o desenvolvimento ou não do mal em alguém. Nesse contexto em que a doença não pode ser evitada, mas sim prevenida e curada, se diagnosticada em fase precoce, é de extrema importância o conhecimento e a utilização das ferramentas de prevenção, como os exames que podem auxiliar na detecção da doença.


A mamografia ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial, antes que ele se dissemine para outros órgãos.

Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são da ordem de 90%.

Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização periódica da mamografia a partir dos 35 anos de idade.

Caso o primeiro exame não apresente qualquer alteração, a orientação médica é de realizar uma mamografia por ano ou a cada dois anos.


Não é necessário se preocupar com a dose de radiação recebida durante o exame porque ela é desprezível se não for feito freqüentemente e, além disso, os tumores nas pacientes mais jovens costumam ser muitos agressivos, portanto o diagnóstico precoce é, na maioria das vezes, a diferença entre viver ou morrer da doença.

SAIBA QUAL É A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

 Saiba qual é a importância desse exame que detecta a presença do câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2014, mais de 57 mil brasileiras terão novos diagnósticos de câncer de mama, doença que é a principal causa mundial de óbitos por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos. Mas a detecção dos tumores mamários na fase inicial aumenta as chances de cura.

Para lembrar a importância do exame, há cinco anos celebra-se o Dia Nacional da Mamografia, em 5 de fevereiro. “A mamografia é o método consagrado de prevenção e diagnóstico precoce. O exame detecta lesões milimétricas que a palpação não identifica.


O maior problema hoje em dia não é ter o câncer de mama, mas, sobretudo, não diagnosticá-lo a tempo”, enfatiza Fernanda Philadelpho, radiologista mamária do Alta Excelência Diagnóstica. Confira as cinco dicas que a especialista lista:

1. Cura – A capacidade de detecção do câncer em fase inicial, na qual as chances de cura são próximas a 100%, é maior com o uso da mamografia.

2. Informação – Há programas mamográficos, inclusive oferecidos pelo sistema de saúde pública, que podem realizar o diagnóstico do câncer de mama. Informe-se!

3. Intervalos entre os exames – O intervalo entre a realização da mamografia deve ser de um ano a fim de evitar os casos de carcinoma de intervalo, ou seja, o câncer que surge no espaço de tempo entre os exames.


4. Falso positivo – O risco de falso positivo, ou melhor, a mulher não ter câncer, mas ser diagnosticada com a doença, na mamografia é bem menor. Segundo a médica, a cada oito pacientes submetidas à biópsia por alguma indicação achada na ultrassonografia, sete não tinham lesão maligna.

5. Redução da mortalidade – A mamografia é o único exame que, quando feito de forma sistemática a partir dos 40 anos, comprovadamente reduz a mortalidade pelo câncer de mama.


  Secretaria de Saúde do município de Jucuruçu –
 Secretária Siderlandia Carmos Pereira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.