Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dupla de Itamaraju presa em Pedro Canário é acusada de 28 homicídios na tríplice fronteira da BA/ES/MG



Policiais civis da Delegacia Regional de Nova Venécia e policiais militares do 2º Batalhão de Nova Venecia, prenderam na tarde desta terça-feira (02\09), no bairro Bela Vista, em Pedro Canário, cidade do extremo norte do Espírito Santo, uma dupla responsável por pelo menos 13 homicídios no extremo sul da Bahia, 10 homicídios na região norte capixaba e 5 homicídios em território do nordeste de Minas Gerais (conforme as polícias da tríplice fronteira).

A polícia capixaba chegou a dupla a partir da prisão no último dia 28 de agosto, do menor G.M.F., que confessou participação em um latrocínio com a dupla no distrito de Vinhático, no município de Montanha. O titular da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, delegado Líbero Penello, contou que os policiais receberam informações de que um deles estava morando em Pedro Canário e localizaram a residência do suspeito. “Ao chegarmos ao local, constatamos que o suspeito estava na casa e montamos um cerco.

Diante disso, os dois tentaram fugir pulando os muros das casas, mas conseguimos prendê-los”, declarou o delegado. Foram presos: Dione Lisboa Felício, o “Dione Matador”, 28 anos, natural de Itabela e radicado em Itamaraju por toda sua adolescência e juventude, mas depois se enveredou pelo mundo do crime. Atualmente “Diones Matador” usava o nome falso de Gileno Nascimento Gonçalves.

No dia 11 de julho de 2012, o juiz da Vara de Execuções Penais de Teixeira de Freitas, Argenildo Fernandes dos Santos, decretou a sua prisão preventiva pela razão de ter fugido do presídio do Conjunto Penal de Teixeira, onde cumpria pena de 12 anos de reclusão pela prática de um assassinato ocorrido na cidade de Itamaraju. “Dione Matador” que é considerado pela polícia da tríplice fronteira como um indivíduo de alta periculosidade, ainda possui mandado de prisão expedido por outras comarcas, a exemplo de Guaratinga e Itabela.

Quando da sua prisão em Pedro Canário, “Dione Matador” ao ser perguntado onde era sua residência fixa, ele deu o endereço da Rua Bela Vista, no centro de Itamaraju. Com ele foi preso Aldimar Serafim, o “Fala Fina”, 32 anos, natural de Itamaraju e apontado como o principal aliado de Diones nos crimes cometidos por eles. A caçada da polícia capixaba pela dupla se intensificou após ela ter matado para roubar a pessoa de Ademar Viana dos Santos, no dia 12 de julho passado, no distrito de Vinhático, no município de Montanha, no extremo norte do Espírito Santo e ter sido acusada de ter cometido outro latrocínio em Pinheiros, cidade também da região do extremo norte capixaba.

Conforme o titular da Polícia Civil de Pinheiros, que também trabalhou na operação, delegado Nilton Abdala, não existe dúvidas sobre a periculosidade da dupla e da sua participação nos crimes em que estão sendo imputados no extremo norte do Espírito Santo, inclusive com o envolvimento com o tráfico de drogas e da ligação da dupla com outros traficantes das cidades baianas de Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

Com a dupla presa em Pedro Canário, os policiais capixabas apreenderam duas pistolas calibre 380, munição, balança de precisão, dinheiro e um veículo Chevrolet, modelo Astra, cor Prata, que era utilizada pela dupla para cometer os crimes de morte, roubo e tráfico de drogas. “As armas encontradas mostram o grau de periculosidade dos indivíduos. E acreditamos que uma das armas tenha sido utilizada no latrocínio de Ademar”, explicou o delegado regional Libero Penello.

Além dos crimes de morte que estão respondendo pelas autorias no Espírito Santo e nos Estados vizinhos, ambos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, tráfico e associação ao tráfico e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde permanecem à disposição da Justiça. Em desfavor de Dione Lisboa Felício, o “Dione Matador”, 28 anos, existe oficialmente um maior número de acusações na justiça.

No 1º de fevereiro de 2012, o então delegado de Itamaraju, Gean Carlo Nascimento, prendeu “Dione Matador” pela acusação de pelo menos 7 homicídios no município de Itamaraju, mas ele só confessou dois, mesmo ele tendo usado a mesma arma para os crimes conforme comprovou os exames balísticos. Na época ele só confessou o assassinato de Uelton Dultra dos Santos, o “Jibura” que foi morto dentro de um Bar no bairro de Fátima, ocorrido no dia 20 de agosto de 2005. E o assassinato de Bruno Pereira Souza, no dia 15 de abril de 2009, em um campo de futebol no interior do município, onde seus pais têm propriedade rural.

 No sábado do dia 18 de janeiro deste ano (2014), Dione Lisboa Felício, o “Dione Matador”, matou com três tiros no peito em um campo de futebol após uma discussão banal, em Barra Nova, povoado de Guaratinga, a pessoa de Gilcleide Virgens de Jesus, 27 anos.  Por ocasião que “Dione Matador” deve ter retornado em fuga para o Espírito Santo, onde continuou perpetrando seus crimes e por Guaratinga, o delegado Sinézio Vieira Junior conseguiu na justiça, na época, mais uma prisão preventiva para o seu currículo. (Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.