Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Jucuruçu: Mais 40 mulheres serão encaminhadas para realização de exames de mamografia


  Sec. de Saúde - Siderlandia Carmos Pereira  

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, dentre eles, o câncer de mama, dá-se a isto a preocupação da prefeitura Municipal de Jucuruçu, através da (Secretaria Municipal de Saúde), que estará encaminhando à segunda etapa, serão (40), mulheres a partir de 40 anos de idade.

Próximo dia 23/09/2014, ás mulheres estarão saindo de Jucuruçu, para a cidade de Itajuípe - BA, para que possam realizar a mamografia, a fim de detectar mais precocemente possível e evitar deste mal.

Lembrando que, todo mês a Secretária de Saúde Siderlandia Pereira, irá mandar (40 mulheres) do município de Jucuruçu, para Itajuípe Bahia. Você não pode ficar de fora! Cuide-se! Previna-se!


A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral.

A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual - nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.
Periodicidade

Para pacientes assintomáticos, da população geral, o Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que se inicie a partir dos 40 anos e depois anualmente. Pessoas com risco aumentado para câncer de mama poderão iniciar antes dessa idade, sendo que, nestes casos, devem seguir a orientação médica apropriada.


Pacientes que apresentam alguma alteração caracterizada pelos achados de imagem como provavelmente benignas fazem um controle a cada seis meses no primeiro ano e depois anual por dois anos, caso não haja alteração.

Prefeitura Municipal de Jucuruçu, e Secretaria de Saúde. Administração Uberlândia Pereira: Reconstruir Para um Futuro Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.