Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 13 de março de 2017

Cantor itamarajuense Afra Nascimento lança novo disco em Portugal


Cantor itamarajuense Afra Nascimento lança novo disco em Portugal

Um dos filhos mais ilustres de Itamaraju, o cantor e compositor Afra Nascimento, que há 15 anos mora na Europa, lançou nesta última quinta-feira, dia 9 de março, em Porto, a segunda maior capital do país de Portugal, o seu novo CD “Fantasia” com canções inéditas. (Clique acima no Podcast para ouvir as músicas “Sonho Bom”, “Baião de Dois” e “Lavadeira e o Rio”).

Afra Nascimento, um dos brasileiros que mais vende a cultura nordestina no continente europeu por meio da música, canta quase todos os gêneros: Axé, Baião, Brasilian, Forró, Latin, MPB, Reggae, Pagode, Pop e diversifica a música sobre seus instrumentos, que também são muitos os que ele toca, como: Violão, Guitarra, Guitalele, Cavaquinho, Teclado e Acordeon.

O lançamento do seu novo CD “Fantasia” em Portugal, traz 13 faixas inéditas, como “Sonho Bom”, “Baião de Dois”, “Nosso Canto Nossa História”, “Lavadeira e o Rio”, “Fantasia” e outras 8 músicas. A música sempre foi à vida de Afra Nascimento desde a adolescência na cidade de Itamaraju, quando cantava em barzinhos. Herdou dos pais Afrânio Nascimento (in memória) e Dona Dete Nascimento, a educação, a sensibilidade e a fineza no trato para com as pessoas.

Embora tenha na família muitos artistas, a exemplo do irmão, Augusto Nascimento um dos artesãos mais celebrados que a Bahia já produziu e que também vive na Europa desde 2004, talvez Afra Nascimento, tenha mesmo herdado do pai Afrânio Nascimento que era um apaixonado pela história do rádio, a inteligência e a sutileza de enxergar as coisas da natureza e o fascínio pela música.

Quem é Afra Nascimento

afrad

Afrânio Nascimento Filho, o “Afra Nascimento” nasceu no sul da Bahia, mas precisamente na cidade de Ibicaraí, em 27 de novembro de 1965 e chegou à cidade de Itamaraju trazido pelos pais ainda criança. Mas desde muito jovem que começou a participar de festivais em cidades do interior da Bahia executando vários modelos de instrumentos. Exemplou-se muito em artistas que era encantado, como Geraldo Azevedo, Elomar Figueira dentre tantos outros cantadores que sempre enriqueceram a cultura brasileira.

Em 1980, com a certeza da profissão que iria abraçar. Já cantava profissionalmente e tocava violão nos barzinhos, quando a música de fato passou a fazer parte do seu dia a dia e logo despertou seu lado compositor e integrando aos movimentos culturais pelo interior da Bahia. Em 1995 foi finalista no Festival da Canção de Una (BA) e em 1988 foi finalista no festival da Canção de Itamaraju (BA).

Em 1990 mudou-se de Itamaraju para Itabuna, cidade próspera da região cacaueira, deslumbrando a possibilidade de crescimento musical e profissional onde iniciou uma nova etapa da sua vida musical. Onde nasceram boas amizades e parcerias que levaram em 1999, a sua participação durante 2 anos consecutivos ao Projeto Petrobrás de Música na cidade de Canavieiras (BA) e ao Projeto Toque Brasileiro da TV Santa Cruz em Itabuna (BA).

Em 2002, Afra Nascimento recebeu o convite do amigo Moisés Gomes para se apresentar em Portugal, onde realizou vários projetos com bandas e em carreira a solo, com apresentações em palcos da Espanha e França. Onde hoje desenvolve projetos discográficos em território português, acompanhando cantores em espetáculos pelo país, cantando suas raízes baianas. Como é um artista com formação em barzinho, Afra Nascimento desfruta de um vasto repertório bem eclético galgando todos os patamares que a música brasileira pode oferecer e nesse contexto sente-se à vontade para executar qualquer estilo musical fazendo uso de fusões de timbres e ritmos.

Resultado de imagem para Afra Nascimento


O cantar e compositor Afra Nascimento têm músicas gravadas por consagrados artistas de inteira ligação entre América do Sul e Europa. A exemplo: Música “Dói Demais” no CD Jaffet Ornellas 2013 (Brasil); Música “Dói Demais” no CD Rogerinho do Acordeon 2011 (Portugal); Música “Fera Neném” no CD e DVD – Feras do Forró 2009 (Portugal); Música “Sem você” no CD do 1º Festival de Música de Una 1995 (Brasil); Música “Fim de Primavera” no 2º Festival de Música de Itamaraju 1988 (Brasil). Afra Nascimento ainda é o autor do “Hino do São Caetano Esporte Clube” de Itabuna (BA) 2012. (Por Athylla Borborema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.