Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Veículo global da Ford projetado em Camaçari será produzido na Bahia

Cerimônia de lançamento do novo Ford KA

O novo veículo global da Ford, batizado de Ka Concept, desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa na Bahia, foi lançado para o Brasil e o mundo nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Jaques Wagner, e do presidente do Conselho de Administração da Ford, William Clay Ford Jr, bisneto do fundador da companhia, Henry Ford. A cerimônia, realizada no Complexo Industrial Ford Nordeste, no município de Camaçari, onde o modelo será produzido, foi acompanhada por cerca de 4,5 mil pessoas. 

O governador destacou a importância da indústria automobilística na Bahia, que vem ampliando o mercado de trabalho para os baianos, e falou sobre o crescimento econômico do estado. “A Bahia cresceu 6,8% em setembro, em relação a agosto, quase dez vezes mais que a média nacional. Em junho, a gente já tinha também alcançado um desempenho excepcional, onde a média anual da indústria tinha sido de 0,2% e a nossa média aqui foi 5,9%, praticamente 30 vezes mais do que a média nacional”. 

Ele ressaltou ainda que, de 2007 até hoje, já são 555 mil novos postos de trabalho formais e 500 novos investimentos no estado, sendo 400 de novas empresas e 100 ampliações de companhias já existentes. 

Complexo Industrial 

Ao todo, 24 empresas fazem parte da produção da Ford. O Complexo Industrial Ford Nordeste gera cerca de 9,6 mil empregos diretos e quase 100 mil postos de trabalho indiretos, fomentando a atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação. 

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. Segundo as informações da empresa, o recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.

Orgulho 

O ministro Fernando Pimentel, presente na solenidade, disse que “é um orgulho para baianos e brasileiros ver o sucesso deste empreendimento, que mostra o sucesso da nossa política industrial, A confiança da Ford, uma indústria centenária, na Bahia e no Brasil, mostra que nós estamos no caminho certo”. O ministro enfatizou que o carro desenvolvido e produzido em Camaçari será distribuído em todo o mundo. 

Participaram também da cerimônia jornalistas, funcionários da empresa, além do ministro dos Transportes, César Borges, do presidente da Ford para as Américas, Joe Hinrichs, e do presidente da empresa no Brasil e América do Sul, Steven Armstrong. 

Fábrica vai produzir 300 mil unidades/ano no estado

O desenvolvimento do novo veículo foi todo liderado pelo Centro de Engenharia da Ford, em Camaçari, envolvendo anos de estudos e pesquisas e mais de mil engenheiros brasileiros. “Este centro de engenharia da Ford na Bahia é um dos mais importantes que temos no mundo. Nossa fábrica aqui também é importante para a estratégia de crescimento da empresa”, enfatizou Willian Clay Ford Jr.

A empresa está investindo na ampliação da unidade de Camaçari e na construção de uma fábrica de motores no estado. A expectativa é que, até 2015, a unidade baiana atinja uma produtividade 300 mil unidades/ano./GOVBA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.