Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

domingo, 5 de outubro de 2014

Saiba como votar no primeiro turno das eleições 2014


  530 mil urnas eletrônicas foram revisadas, lacradas e identificadas. 
Neste domingo (5), devem votar no país 143 milhões de eleitores  


Preparativos para o primeiro turno das eleições estão na reta final

Os preparativos para o primeiro turno das eleições no Brasil já estão na reta final. Na manhã de sábado (4), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez uma cerimônia para confirmar a segurança do sistema das urnas eletrônicas.

A segurança existe para que os técnicos confirmem que o software que faz a totalização de votos nas urnas eletrônicas está intacto e que não houve nenhuma alteração desde que o sistema foi lacrado. Segundo o presidente do tribunal, o ministro Dias Toffoli, está tudo certo para a votação deste domingo, 5 de outubro.

As urnas devem ser distribuídas até sábado, dia 4, véspera do primeiro turno. Elas já chegaram a lugares remotos: em Manaus, foram transportadas de barco até comunidades isoladas; em Maceió, os funcionários dos Correios começaram a entrega bem cedo, às 6h da manhã.

INSTRUÇÕES BÁSICAS

Na hora de votar, é permitido usar camiseta, bandeira, adesivo, broche ou boné, com símbolo do partido ou nome do candidato, mas a manifestação tem que ser individual e silenciosa.

Um grupo de pessoas com roupas ou propagandas, em uma manifestação conjunta, não pode. O uso de alto-falante e carro de som também é proibido, assim como comícios ou carreatas também. Os santinhos dos candidatos não podem ser distribuídos no dia da eleição.

O eleitor pode levar o celular, mas, na cabine de votação, ele é vetado. Então, não vai dar pra fazer selfie.

URNAS ELETRÔNICAS

As urnas estão prontas. Foram revisadas, lacradas e identificadas. Elas já estão sendo distribuídas e instaladas nas seções eleitorais. Em todo o Brasil, são 530 mil urnas eletrônicas, e quase 143 milhões de eleitores.

A estudante Isabela Albuquerque vai votar pela primeira vez. Ela tem 16 anos, não é obrigada, mas faz questão de participar. "Um pedacinho, sei lá, de milhões de pessoas, mas mesmo assim, uma gota no oceano, sei lá, se fizer a diferença. Faz a diferença, para mim faz a diferença. É como se tivesse um pedacinho da minha ideia no futuro do Brasil", diz ela.

No domingo, na hora de votar, a dica é levar uma colinha, um papel com os números dos candidatos para não correr o risco de esquecer.

A ordem é a seguinte: primeiro você escolhe o candidato a deputado estadual ou deputado distrital, para quem vota no Distrito Federal; depois para deputado federal; em seguida, senador, governador e, por último, para presidente do Brasil.

A votação começa às 8h da manhã e vai até às 17h. É obrigatório levar um documento de identidade com foto. O título de eleitor não é obrigatório, mas é bom levar já que ele tem o número da seção.

Em 764 cidades e no Distrito Federal, a identificação do eleitor será pela digital do eleitor. Se, por algum motivo, o equipamento não funcionar, o mesário pode repetir a operação até oito vezes.

Se mesmo assim não der certo, o eleitor deverá, então, ser identificado por meio de um documento pessoal. "Se houver alguma dificuldade, em alguns casos poderá se ter um tempo maior.

Mas, na grande escala, eu acredito que se trasformará numa forma mais ágil e mais segura", explica o ministro Henrique Neves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Não são só os jovens que sonham com um país melhor. Dona Areolina, de 93 anos, já separou o título dela. "Assisto à minha missa, tomo meu café, e depois, às 10h, vou votar. Quero que o Brasil vá para adiante, melhor para os meus bisnetos e tataranetos. Quando chegar, acha coisa melhor", acredita a aposentada Areolina Santana.
Se você quiser checar onde vai votar, é só entrar no simulador do TSE para você praticar o voto na urna eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.