1) Reduza a Velocidade
A primeira coisa a se fazer quando se visualiza um animal na pista é reduzir a velocidade. Jamais buzine, pois isso pode assustar o animal e fazer com que ele fique desorientado piorando a situação.
2) Não Ligue o Farol Alto
Para não assustar os animais também é importante não ligar o farol alto nessas situações.
Quando um animal se assusta pode ter qualquer tipo de reação e isso torna o momento ainda mais imprevisível. Além disso, os animais ficam paralisados pelo susto e podem congestionar a pista.
3) Ultrapasse Os Animais Por Trás
A forma correta de ultrapassar animais que estão atravessados na pista é sempre por trás dos mesmos, assim você reduz a velocidade de reação do animal.
Vale lembrar que alguns animais têm um tipo de atitude enquanto outros tem outro tipo. Por exemplo, os bois e vacas recuam, mas os cavalos podem ter uma reação violenta e inesperada.
4) Passando Por Uma Boiada
Quando for passar por uma boiada ou qualquer outro tipo de agrupamento de animais é importante ir em primeira marcha e lembre-se de jamais buzinar.
Além disso, tenha o cuidado de fechar os vidros para sua segurança.
5) Animais De Pequeno Porte
Quando o motorista está diante de animais de pequeno porte como cachorros ou gatos tem a tendência natural de desviar de forma brusca ou frear, principalmente nos casos em que se está dirigindo em alta velocidade.
Porém, antes de fazer qualquer manobra brusca é importante olhar o retrovisor para ver se não tem nenhum carro vindo atrás. Um movimento inesperado como esse pode causar um acidente muito grave.
#SegurancaNasRodovias
#FacaUmaBoaAcao
#CompartilheOBem
Nenhum comentário:
Postar um comentário