Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Talento de Athylla Borborema é reconhecido com o Troféu da Inconfidência Mineira e Comenda Pablo Neruda de Literatura em Ouro Preto


Talento de Athylla Borborema é reconhecido com o Troféu da Inconfidência Mineira e Comenda Pablo Neruda de Literatura em Ouro Preto
Não poderia ter um início de ano melhor para o escritor e jornalista Athylla Borborema, editor de jornalismo do Portal de Notícias Teixeira News. Na noite deste sábado (27/02), no Museu da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, cidade histórica da mesorregião metropolitana de Belo Horizonte (MG), ele teve o seu talento mais uma vez reconhecido nacionalmente, ao ser agraciado com a Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura em razão da sua efetiva contribuição à literatura no Brasil com suas obras literárias.
Athylla Borborema também foi consagrado com o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Jornalista, pelo seu aporte jornalístico aos eventos culturais no Estado da Bahia por meio do portal de notícias Teixeira News e emissoras de rádio das quais é correspondente. No mesmo evento o jornalista e poeta teixeirense Almir Zarfeg recebeu o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Poeta de 2015.
ourod3A cerimônia de premiação com o selo do Ministério da Cultura do Brasil é promovida todos os anos pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto e pela Associação Internacional de Escritores e Artistas com chancela da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. O cerimonial contou com a participação de diversas autoridades mineiras, várias presidentes de Academias de Letras e de Artes do País, poetas, escritores, editores e políticos, além de músicos e grupos folclóricos que se apresentaram, dando um maior brilho ao evento.
ourod2Em outubro de 2015, Athylla Borborema esteve na região, mais precisamente na cidade de Itabira, no vale do aço mineiro, onde foi um dos 50 brasileiros homenageados com o Troféu Carlos Drummond de Andrade de Literatura 2015, na festa do seu cinquentenário. No último dia 23 de janeiro, ele foi um dos condecorados com a Medalha Luís de Camões de Literatura, durante evento realizado no Salão Nobre da Casa das Beiras, localizado na Tijuca, no Rio de Janeiro.
ourod1Agora em Ouro Preto, Athylla Borborema é presenteado com a oportunidade de ter conhecido a mais famosa cidade histórica de arquitetura colonial do país, onde ainda, foi premiado com o Troféu da Inconfidência Mineira Melhor Jornalista e recebeu a mais festejada premiação chilena que é a Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura, uma das mais importantes do gênero na América do Sul.
incod1A Comenda Internacional Pablo Neruda de Literatura tem o objetivo de homenagear, divulgar e reconhecer profissionalmente escritores que se destacaram no campo da Literatura nos últimos anos. Associação Internacional de Escritores e Artistas e a Sociedade de Escritores do Chile concedem apenas três comendas por ano no Brasil e Athylla Borborema é o primeiro baiano a ganhá-la.
ourod5Quem foi Pablo Neruda:
Pablo Neruda foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Neruda foi o único poeta da história na América do Sul a receber o Nobel de Literatura em 1971. Escreveu 34 livros, inclusive o premiadíssimo livro de poesias “Canto Geral”, lançado em 1950, traduzido para a maioria dos países do universo e até os dias de hoje continua na lista dos mais vendidos no mundo, no gênero literatura. Lido no planeta inteiro, Pablo Neruda ficou conhecido como o poeta do mundo. Ele nasceu em Parral, no Chile, em 12 de julho de 1904 e morreu aos 69 anos em Santiago, no Chile, em 23 de setembro de 1973. TN

2 comentários:

  1. Parabéns Athylla Borborema, você é ótimo no que faz.
    Ani Dias

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Athilla Borborema! Você é muito bom no que faz.

    ResponderExcluir

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.