Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 3 de março de 2016

Faixa de motorista com pedido de emprego chama a atenção na BR-101


Faixa de motorista com pedido de emprego chama a atenção na BR-101

Uma faixa chamou a atenção de quem passou pela BR 101, na Serra-ES., na noite de segunda-feira e durante o dia de terça, dias 01 e 02 e março. “Sou motorista, categoria D, desempregado, socorro! Preciso trabalhar”, dizia o recado escrito pelo desempregado Fernando da Silva Lima, 26, numa tentativa de chamar a atenção de algum patrão ou recrutador que pudesse passar por ali.
Fernando é um dos 46,9 mil trabalhadores do Espírito Santo que viram suas vagas de emprego serem fechadas nos últimos 12 meses. Só em janeiro deste ano, foram 2.933 postos de trabalho a menos em todo o Estado.
Em meio a um contingente cada vez maior de desempregados em busca de recolocação, como se destacar da multidão e conseguir uma vaga? Segundo especialistas em RH, algumas coisas podem ser feitas para sair na frente dos concorrentes.
“Quem quer um emprego deve se preparar bastante para o mercado, que é competitivo. Tem que fazer o melhor currículo, tem que saber se apresentar, e evitar erros básicos na hora de escrever e falar o português. Tem que ter atitude positiva frente à busca e perseverar. Enquanto muitos esmorecem, outros acreditam e buscam. E isso faz uma certa diferença”, diz o consultor de carreiras Elias Gomes.
Outro ponto importante em relação ao currículo é a qualificação. Enquanto a pessoa está desempregada, ela tem que melhorar o currículo com mais qualificação, até com cursos de graça, diz a especialista em pessoas e diretora da Curry Coaching, Gisélia Curry.
“Não adianta ficar em casa vendo TV, tem que participar de eventos, fazer cursos gratuitos, oportunidade de reciclagem e de conhecer gente. E fazer uma autoavaliação. Dentro do mercado, onde estou? Na minha área, minhas qualificações são competitivas? Onde posso buscar qualificação? E traçar ações”, analisa.
Um dos itens mais valiosos para encontrar emprego, segundo a diretora de desenvolvimento e conhecimento da ABRH Espírito Santo, Neidy Christo, é ter uma boa rede de relacionamentos.
“Networking não é mandar o currículo quando fica desempregado para alguém que você conhece. É manter uma rede viva de relacionamentos, é lembrar de dar parabéns para as pessoas quando ainda não precisa delas, falar com as pessoas. Porque quando abrir vaga, você vai saber primeiro”. (Informações: A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.