Stelle de Rocio de Souza, de 17 anos, aluna do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itamaraju, foi aprovada no programa Jovens Embaixadores dos Estados Unidos. A jovem está cursando o 3° ano do EM e essa foi a sua primeira tentativa de ingressar no programa.
O programa é uma parceria dos Estados Unidos com os setores públicos e privados do Brasil, que beneficia os ganhadores com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos.
Os contemplados são aqueles que têm um bom desempenho escolar, que falam inglês, e que pertencem à chamada socioeconômica menos favorecida. Este também precisa ter perfil de liderança, e que prestam serviço voluntário sendo exemplo em suas comunidades.
Neste ano, o programa já contemplou 15 anos e já tem cerca de 19.000 alunos inscritos em todo o país. Nesta edição, 50 estudantes foram escolhidos, eles representarão o Brasil na missão diplomática em Washington, em janeiro de 2017.
O programa consiste em várias etapas, depois de preencher o formulário online, os alunos anexaram cartas de recomendação, histórico escolar, documentos pessoais, recibos comprovando a renda e responder mais algumas perguntas.
Na sequência, aqueles que foram escolhidos, passaram por um teste na língua inglesa. Neste caso, Stelle foi para Salvador, onde fez dois testes na ACBEU. Passadas algumas semanas, a moça recebeu um e-mail confirmando a sua aprovação no programa e que em alguns dias receberia a visita de algum representante da secretaria de educação do estado.
Na última sexta-feira, 28 de outubro, a Embaixada Norte Americana divulgou os nomes dos 50 contemplados, na Bahia 3 foram escolhidos, e Stelle foi a única da região.
A viagem é custeada pela Embaixada, ficando a cargo do estudante apenas arcar com os custos da documentação e de ônibus até a cidade de Perto Seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário