Mais oito estados brasileiros foram considerados livres da febre aftosa. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assinou neste domingo (18) uma instrução normativa que reconhece o norte do Pará como zona livre da doença.
Como o centro-sul já estava certificado, o estado integra-se à área de segurança sanitária contra a aftosa. O ministro também anunciou que mais sete estados receberão o mesmo reconhecimento nos próximos dias.
São eles Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Com isso, 99% do rebanho de bovinos e búfalos e 78% do território nacional serão definidos como livres da doença. Anteriormente, 89% do rebanho eram imunes e 60% do território eram livres da febre.
Após o reconhecimento pelo Ministério da Agricultura, o próximo passo é enviar pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para pedir o aval internacional para as novas áreas.
Segundo a Agência Brasil, a solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014. O Brasil pretende conseguir da entidade o status de país livre da doença até 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário