Consumidores regulares de café têm melhor atividade antioxidante (que protege o corpo de doenças) e melhor desempenho em exercícios físicos, informaram pesquisadores da Unidade de Pesquisa Café e Coração, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa diz que, nos testes de esteira, consumidores de café tiveram melhor desempenho atlético e maior tempo de exercício. O resultado foi verificado também nos pacientes coronariopatas, que não apresentaram nenhum evento cardíaco adverso, como angina ou arritmias.
Segundo o diretor da Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do InCor, Luiz Antonio Machado César, foram analisados 150 consumidores de café nos últimos cinco anos e a pesquisa continua a ser feita em outras frentes. O diretor disse que foi avaliado o consumo, tanto em pessoas saudáveis como em portadoras de doenças cardíacas. Para a pesquisa, os voluntários passaram três semanas.
Depois, os pesquisadores diminuíram o consumo de café ou de outras bebidas com cafeína, até ficarem uma semana sem tomar nada. De acordo com o médico, não há problema em tomar de três a quatro xícaras de café ao dia, mas não é recomendável beber o líquido em excesso de uma vez.
"Ao beber muito café, de uma vez, só o indivíduo ingerirá muita cafeína de uma vez só e isso é maléfico, mas o café como o brasileiro está acostumado não faz mal nenhum".Informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário