Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Plínio Curvelo, um dos fundadores de Itanhém, morre aos 101 anos em Teixeira de Freitas

Seu Plínio Curvelo, que faleceu aos 101 anos na última sexta-feira
DESCONTRAÍDO: Seu Plínio Curvelo, que faleceu aos 101 anos de idade na última sexta-feira
Seu Plínio Curvelo faleceu na última sexta-feira (4/10), em Teixeira de Freitas, de causas naturais. O destino quis que ele partisse exatamente no dia em que completou 101 anos de idade.
Depois de velado, o corpo de Seu Plínio foi enterrado no cemitério de Itanhém, no último sábado (5/10). Familiares, amigos e populares compareceram para se despedir de uma das figuras mais importantes da história itanheense.
O prefeito de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, decretou três dias de luto oficial. A iniciativa só atesta a importância do falecido para a comunidade itanheense.


Resultado de imagem para Drª Eliana Cabanas
Eliana, neta e ex-prefeita de Jucuruçu
Ao lado de homens como Sady Teixeira Lisboa, José Henrique dos Reis e Jurandir Quaresma Pinto, Seu Plínio deu uma contribuição decisiva para a formação e consolidação do então recém-emancipado município de Itanhém.
Tendo chegado ao município ainda na década de 40, Plínio Curvelo e sua mulher Clotildes Moreira Curvelo, a Dona Coló, se fixaram na região do Corró. Ela faleceu há muitos anos.
Além de fundar a vila do Corró, que, depois, seria denominada “Curvelo da Conceição”, Seu Plínio e Dona Coló continuaram atuando de maneira decisiva em prol do distrito de Nossa Senhora de Itanhém, ligado administrativamente ao município de Alcobaça. Ela como educadora e ele como homem de ação, empreiteiro e produtor rural.
Em 2010, em virtude das homenagens em torno do centenário de nascimento de Sady Teixeira Lisboa, eu entrevistei Seu Plínio, que tinha sido cunhado, compadre e parceiro do primeiro prefeito de Itanhém. STL , como se sabe, fora casado com Maria Moreira e, depois, com Nenga Moreira, ambas irmãs de Dona Coló.
Por uma hora de conversa animada, na casa de sua única filha, Ione Moreira, eu ouvi Seu Plínio Curvelo falar de sua parceria com Sady e do trabalho incansável desenvolvido para dar um pouco mais de conforto aos moradores de Itanhém.
“Eu me sinto orgulhoso de ter aberto 331 km de estrada de chão e feito 82 pontes, no braço”, afirmou Seu Plínio, orgulhoso de ter sido um dos colaboradores de primeira hora.
Carlinhos, neto e ex-vereador em Itanhém
Carlinhos, neto e ex-vereador por Itanhém
Ao lado do saudoso José Henrique dos Reis, por exemplo, ele abriu a estrada que liga a cidade de Itanhém à vila de Santa Luzia do Norte (Patioba), no município vizinho de Medeiros Neto.
A contribuição de Seu Plínio Curvelo, que teve início antes mesmo da emancipação de Itanhém em 14 de agosto de 1958, prosseguiu nas administrações de Sady Teixeira Lisboa e durante os anos seguintes.
Plínio Curvelo será sempre lembrado pelos itanheenses pelo seu pioneirismo. Seus descendentes, inclusive, têm continuado o trabalho do patriarca com incursões na política local e regional.
Seus netos Carlos Emanuel Moreira, o Carlinhos, e Eliana Curvelo Cabanas foram eleitos para ocupar cargos públicos. Ele se elegeu vereador por Itanhém em três ocasiões, tendo presidido a Câmara Municipal. Já Eliana administrou a cidade de Jucuruçu entre os anos de 2001 e 2004.
Dessa maneira, a saga de Seu Plínio Curvelo e Dona Coló Moreira continua presente e lembrada em Itanhém e no extremo sul da Bahia.

por Almir Zarfeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.