Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bahia poderá ter mais seis cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira, 3, a lista de 42 cidades pré-selecionadas para receber cursos privados de medicina, iniciativa que também faz parte do programa Mais Médicos - entre elas estão seis municípios baianos: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.

Na portaria ministerial, já publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição da última segunda, 2, há 16 municípios de São Paulo. As regiões Norte e Nordeste do país ficaram com 12 representantes, menos de um terço dos escolhidos.

Inscrições

Mais de 200 localidades de todo o território brasileiro se inscreveram para receber graduações de medicina em instituições de ensino superior privado, dentro do programa promovido pelo governo federal, voltado para acabar com a falta de médicos no interior do país.

Para serem selecionados na primeira etapa, os municípios que demonstraram interesse em sediar as faculdades de medicina deveriam ter mais de 70 mil habitantes, não ser capitais dos estados e não contar com nenhuma instituição superior  de ensino com  graduação de medicina.

Infraestrutura

Na segunda fase do processo, as localidades deverão cumprir requisitos de infraestrutura, como possuir hospitais de ensino, número de leitos e programas de residência médica.

Há, ainda, uma terceira etapa, em que o Ministério da Educação analisará o plano de melhorias dos equipamentos públicos e programas de saúde das cidades.  O resultado final da seleção do MEC será divulgado pela pasta no próximo dia 20.

O prazo estabelecido para que os municípios que entraram na concorrência para sediar as faculdades, mas que não foram selecionados, entrem com recurso junto ao ministério vai até a próxima segunda-feira.

Mais Médicos

A seleção de municípios para a adoção de novos cursos de medicina faz parte do programa federal Mais Médicos.

Iniciada no último mês de julho, a iniciativa da União tem como principal objetivo levar mais profissionais de saúde às periferias das grandes cidades e ao interior do Brasil, inclusive trazendo profissionais de fora do país.

Com a criação dos novos cursos, o governo federal prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina. Também é estimada a criação de mais 12 mil vagas em residência médica./ATARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.