Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Secretário de Segurança de Teixeira de Freitas é acusado de agredir equipe de reportagem

Calheiros peita e xinga repórter, que permanece quieto e de braços cruzados; Calheiros, que é coronel da reserva precisou ser contido pelo vereador Souza da Associação

Na tarde desta quarta-feira (4) uma equipe de reportagem do site Teixeira Agora, após receber informações de motoristas dando conta que uma viatura da Guarda Municipal de Trânsito estaria estacionada atrás de um poste, supostamente escondida e multando condutores na rua Haiti, bairro Bela Vista, região central de Teixeira de Freitas, fez o deslocamento ao lugar e mais tarde tudo terminou em xingamentos e agressão verbal.

“No intuito de fazer o registro do fato, a nossa equipe de reportagem se dirigiu até o endereço, chegando lá, foi constatado que realmente a viatura de trânsito estava no local, multando a todos. Quando os guardas de trânsito municipais notaram a presença da impressa tentaram evadir-se do local, chegando até  jogar o veículo na direção do repórter que fazia o registro da ação irregular, como forma de intimidar a nossa equipe”, relata parte de um texto postado na sequência pelo próprio Teixeira Agora.

O repórter Ary Vieira, sócio do TA e que estava à frente da equipe, afirma que pouco tempo depois chegou ao local o tenente coronel Bartoleu Calheiros, secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, a quem os guardas municipais de trânsito são subordinados e supostamente nervoso com o fato do registro da ação secreta de fiscalização, teria agredido verbalmente ao repórter com palavras do tipo “picareta, desonesto e ladrão”. O repórter, que diz ter permanecido imóvel ao ataque, relata que a confusão só não terminou em agressão física, porque o vereador Souza da Associação teria interferido.

 “O secretario de Segurança e Cidadania do município, Coronel Calheiros, que também é coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia, veio ao local. Momento em que nossa equipe achou que tudo seria resolvido, mas não foi isso que aconteceu. Calheiros chegou ao local na companhia de dois seguranças, e já bastante exaltado. Primeiramente o secretário procurou ouvir seus subordinados, que lhe relataram uma versão totalmente distorcida do ocorrido, após isso o secretário ainda nervoso, se dirigiu aos nossos repórteres, para que os mesmos falassem.

Após ouvir a versão de nossa equipe de reportagem, que teve como interlocutor o repórter Ary Vieira, o secretário ficou ainda mais nervoso, e começou a dizer que era para multar o veiculo do site Teixeira Agora. Muito exaltado o secretário começou a proferir ameaças e palavras ofensivas e por pouco não deu um tapa no rosto do jornalista, que permaneceu sereno, ouvindo as ofensas”, diz outro trecho da reportagem.
Mesmo quando deixava o local, o tenente coronel Calheiros, conhecido por sua serenidade quando comandou o 13º BPM, continuava nervoso

“Presenciando a arbitrariedade dos fiscais de trânsito do município, o vereador Souza permaneceu a todo o momento no local, dando apoio aos profissionais de impressa. Inclusive o vereador chegou a ligar ao vivo para o Programa do Bocão, relatando a forma sorrateira em que os agentes de trânsito estavam multando os motoristas. Souza relatou também a arbitrariedade dos fiscais, em querer chamar a Polícia Militar para prender os jornalistas”, completa. Apesar da ligação, relata o sítio, a PM não foi ao local.

Não foi informado até o momento se os repórteres supostamente agredidos vão registrar o fato na polícia ou procurar o Judiciário. Se na equipe do site estiver algum profissional habilitado o caso deve ser tratado na esfera jurídica pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que pode entender o ocorrido como tentativa de cerceamento à liberdade de imprensa. O coronel Bartolomeu Calheiros, que foi fotografado xingando o repórter, ainda não falou sobre o assunto.

A medida de se esconder para multar supostamente adotada pelos guardas de trânsito, é considerada ilegal e em algumas cidades casos semelhantes tiveram que ser decididos na Justiça. É que o motorista multado não tem a condição de se defender da suposta irregularidade. As multas secretas só podem ser expedidas por dispositivos fixos, como os radares que controlam a velocidade, mas mesmo assim os locais onde ficam os equipamentos precisam ser liberados por lei.
Segundo a equipe do Teixeira Agora os guardas estavam escondidos atrás de um poste e multando motoristas

No caso específico do bairro Bela Vista, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, através de um projeto novo de engenharia, fez recentemente uma série de mudanças, sem que nenhuma medida educativa fosse adotada./TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.