Aparecer

Aparecer

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Achava-se o todo poderoso e não passa de um bicho do mato.

Siga-nos no instagram

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dia da Esperança


O ano que está para chegar enche a todos de esperança. Hoje é dia de fazer um balanço do que fizemos no ano que passou, e traçarmos as metas para o novo ciclo que se inicia. E como tudo que é novo, tudo que começa, o ano está para se iniciar renova nossas esperanças sobre uma vida melhor, um país mais justo e mundo de paz

A proposta desta data é mais uma tarefa de final de ano. Fazer uma arrumação nos seus armários, estantes e papéis; além de abrir espaço para as energias do ano-novo, você vai achar tudo que pediu emprestado, mas esqueceu de devolver. Se organize e mãos a obra no “Dia das Devoluções.

Terminar o ano no dia da esperança é muito significativo. Quer dizer que encerramos um tempo, já pensando com otimismo no próximo.

A esperança é própria do ser humano: acreditamos no que vai vir porque sabemos que vai vir. E esperamos sempre o melhor: ninguém espera uma catástrofe, uma tragédia, uma coisa ruim, mas dias melhores, condições melhores, situações mais humanas, mais justas, mais felizes.

Todavia, lembrava um verso antigo (dizem que é português) que “Entre a esperança e a saudade/ uma paralelo se faz:/ de esperar você se cansa,/ de ter saudade jamais”. Isso dá o que pensar, sobretudo, se acrescentarmos um provérbio bem popular: “Quem espera come frio”. Poesia e sabedoria popular (porque os ditos são inúmeros) insistem num fato: ter esperança não significa esperar que as coisas aconteçam por conta própria, mas fazer a nossa parte (e, às vezes, até a dos outros que nada fazem) para que a esperança se instale e viva entre nós.

A esperança é uma virtude e, como tal, precisa de espíritos fortes (a palavra virtude tem “força” [vir] em sua composição) e corajosos que a desenvolvam. E quem tem esperança sabe o quanto é difícil convencer quem não tem. Esperança, talvez, não deva ser confundida com otimismo, porque seria pouco, porque nem sempre podemos ser otimistas, mas podemos sempre ter esperança.

O símbolo da esperança é uma âncora porque a âncora dá segurança, salva. Seria interessante se pudéssemos ser como as âncoras que, discretas nas embarcações, estão sempre ali para dar um suporte, uma força, uma segurança. Sem esquecer que uma âncora só desempenha seu papel se mergulhada na profundidade. Não há âncoras superficiais.

E que o novo ano seja repleto de muita e santa esperança. 2014 será o ano para quem acredita.

3 comentários:

  1. Eu acertei 18 dezenas no sorteio do Meu Blog: Bahia da Sorte ainda não perdi a esperança de ganhar um dia.

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu acertei 18 dezenas no sorteio do Meu Blog: Bahia da Sorte , ainda não perdi a esperança de ganhar um dia.

    ResponderExcluir

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.