A enchente atual, com a água chegando a mais de 4 metros de altura, já é registrada como a maior da história do município, superando em mais de meio metro a enchente de 1979, que atingiu todo o Vale do Rio Doce.
Segundo a dona de casa Marta Bachetti Santana, que mora às margens da rodovia ES 245, no bairro São Sebastião, a força da chuva aumentou durante a madrugada desta terça-feira (17). Ela colocou todos os pertences na casa de um vizinho.
Segundo a servente Nilceia, a água subiu rapidamente. Ela mora na parte alta do bairro São Sebastião e não teve a casa atingida, mas está guardando os móveis de uma vizinha que mora às margens do rio e teve a casa inundada.
De acordo com Ica Alvarenga, outro morador da cidade, a altura da água já chega a quatro metros no Centro do município, tomando cerca de 80% do comércio do local e chegando até o telhado de algumas residências. Ica conta que os bombeiros e voluntários de cidades vizinhas, como Linhares, chegam de barco ao local afetado.
O capitão Rigoni, do Corpo de Bombeiros de Linhares, que está coordenando os trabalhos, informou que uma equipe de 11 bombeiros foi deslocada para o local ainda durante a madrugada e as pessoas começaram a ser resgatadas conforme indicações de populares. Pela manhã, o resgate foi feito de barco com o auxílio de moradores voluntários.
É o caso do cirurgião dentista Tiago Carminati, morador do município há 14 anos. Ele disse que está ajudando as pessoas a atravessar de um lado para o outro e já socorreu duas crianças. "Tem muitas pessoas chorando, perdendo as coisas. É a pior cheia do município", afirmou.
O morador Tiago Carminati está ajudando no resgate das pessoas que estão ilhadas
O secretário de Obras de Rio Bananal, Jacinto Casagrande, informou que os moradores que estão em locais de risco serão transferidos para escolas do município. Ainda não há um levantamento de quantas pessoas estariam nessa situação.
Acesso ao município é prejudicado
As pessoas que seguem para Rio Bananal ou que tentam sair do município devem ter atenção na ES 245. Alguns trechos da rodovia têm bastante lama e até alagamentos. No quilômetro 69, já próximo à sede de Rio Bananal, a água invadiu a pista e apenas veículos maiores conseguem passar com mais facilidade.
Linhares
Em Linhares, a chuva que atingiu a cidade durante a madrugada e a manhã desta terça-feira (17) também trouxe transtornos para os moradores. Segundo a Defesa Civil do município, no bairro Bebedouro, três ruas foram tomadas pela água, obrigando uma família a deixar o imóvel onde mora. Foi oferecido abrigo municipal, mas a família preferiu ir para a casa de parentes até que a chuva pare.
Já em Rio Quartel, várias ruas foram alagadas. Equipes das secretarias de Cidadania e Segurança Pública e Obras estão no local com maquinários pesados para fazer a desobstrução das vias.
Em Chapadão das Palminhas, a pista foi totalmente obstruída pelas águas. Máquinas já estão trabalhando na região.
Já em relação ao Rio Doce, a elevação do nível aumentou cerca de 10 centímetros de segunda para terça-feira, passando de 3,63 metros para 3,74 metros. Ainda não há chamados provocados pela cheia do Rio Doce./Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário