O tratamento de feridas no pé de diabéticos pode ter o custo reduzido em até 90% com uma película criada pelo professor aposentado Pierre Basmaje, de São Carlos (SP). A Santa Casa já usou a tecnologia com sucesso em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e até nos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A membrana é produzida a partir do chá verde e chegou a reduzir em até três vezes o período de cicatrização. Os ferimentos de uma pessoa com diabetes demoram a cicatrizar, porque a presença do açúcar faz com que o fluxo do sangue se torne menor que o normal. Assim, a pele recebe menos nutrientes e não consegue se recuperar.
A película acelera a cicatrização por causa de uma proteína do chá verde que alimenta as células da pele e permite uma recuperação rápida. Há um ano, o professor aposentado recebeu o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é comercializado em todo o Brasil. A nova tecnologia já foi usada em muitos pacientes, segundo o pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário