Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Estrada do Cacau e do Chocolate impulsiona turismo no sul da Bahia

Os municípios de Ilhéus e Uruçuca, interligados pela BA-262, vão receber infraestrutura para um corredor turístico nomeado de Estrada do Cacau e do Chocolate. Essa é a primeira rodovia temática da Bahia e terá dois pórticos, o primeiro na “capital do Cacau” e o outro na BR-101. O protocolo de intenções da estrada foi assinado pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, pelos prefeitos de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), e pelo presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, durante o 38º Fórum do Turismo da Bahia, em Salvador, na semana passada.

De acordo com a prefeita petista, a ideia valoriza a riqueza histórica das fazendas, a gastronomia e as belezas naturais da região. “Esse processo é importante para tornar a estrada de Uruçuca a Serra Grande como um ponto turístico. Durante o percurso dessa via [cerca de 40km] vão ter dez pontos de parada para o turista, entre eles três fazendas no município e outros dois de destaque, um é o IFbaiano e o outro um prédio do instituto de pesquisa, a antiga Emarc, que já existe há mais de 50 anos. Os outros pontos ficam no município de Ilhéus”, pontua. Fernanda Silva informa que no instituto terá o curso superior de Turismo e que na estrada serão criados restaurantes típicos da região cacaueira, inclusive com visitas as fábricas de chocolate.

O projeto vai levar os turistas a conhecerem o processo de produção do cacau e do chocolate, com visitas as fazendas, fábricas e lojas. Serão ofertados passeios por reservas de Mata Atlântica e por localidades históricas, como as sedes de fazendas, com arquitetura típica. A Secretaria do Turismo da Bahia e a Bahiatursa têm realizado investimentos junto com a iniciativa privada nas áreas de hotelaria e alimentação, preservando características de antigas fazendas. Esses recursos vão promover e articular também capacitação profissional e empresarial para agentes e operadores./Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.