Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o senador usou um jatinho da Força Aérea para viajar à capital pernambucana. A FAB registrou que o voo requisitado pelo senador partiu de Brasília às 22h da última quarta-feira (18), e chegou ao Recife às 23h30. De acordo com o documento, quatro passageiros embarcaram e o motivo da viagem registrado pela FAB foi “serviço”.
Um decreto de 2002 estabelece regras para o uso de aviões da Força Aérea . Como presidente do Senado, Renan Calheiros tem direito ao uso, mas apenas em deslocamentos a serviço, por motivos de segurança, em emergências médicas e para voltar para o local de residência, que no caso de Renan é em Maceió.
A agenda oficial do senador não registrou compromissos no Recife no dia 19 de dezembro. Em junho deste ano, Renan Calheiros já havia usado um avião da FAB para ir de Maceió a Trancoso, na Bahia, para o casamento da filha de um colega de partido. Diante da polêmica, o senador resolveu pagar R$ 32 mil aos cofres públicos.
Neste sábado (21), por telefone, Renan Calheiros informou que vai fazer uma consulta à Força Aérea Brasileira na próxima segunda-feira (23) para saber se o uso da aeronave está de acordo com a lei. Caso não esteja, garantiu que vai pagar os custos da viagem. Ele já teve alta e retornou de carro para Maceió.
Antes de viajar para as cirurgias no Recife, Renan Calheiros fez um discurso no plenário do Senado em que apresentou um balanço do primeiro ano de sua gestão na casa. Ele anunciou uma economia de R$ 275 milhões em 2013./G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário