Eleitores de seis municípios do Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul escolheram neste domingo (3) novos prefeitos e vices. As eleições municipais ocorreram porque os escolhidos em outubro de 2012 tiveram as candidaturas anuladas pela Justiça Eleitoral.
O resultado do pleito deverá ser divulgado ainda neste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a legislação eleitoral, quando o eleito tem mais de 50% dos votos e a candidatura é barrada, deve ser feito novo pleito. Quando o candidato eleito tiver recebido menos de 50% dos votos, assume o segundo colocado.
Segundo o TSE, este ano já houve eleições suplementares em 59 cidades de 19 estados. A maior parte desses municípios está em São Paulo, onde ocorreram 11 eleições. A corte informou que novas eleições ainda podem ser convocadas pela Justiça Eleitoral. Entre as irregularidades que levam à anulação do registro de candidatura, ainda durante o processo eleitoral, estão práticas como fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário