CÁPSULAS DE ILHOTAS Cientistas da USP estudam o transplante desses micro-órgãos envolvidos em uma proteção feita com biomaterial. Embora ainda seja cedo demais para afirmar que diabéticos do tipo 1 dispensarão definitivamente a aplicação de doses de insulina, há grandes expectativas.
Mais de 245 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo. No Brasil, o número é superior a 6 milhões. As perspectivas, por um lado, não são muito promissoras: estima-se que, até 2025, serão 380 milhões de diabéticos. Por outro, as pesquisas em torno da doença são animadoras e uma delas vem sendo desenvolvida pela CellProtect Biotechnology, empresa que nasceu no campus da Universidade de São Paulo e é capitaneada pelo médico mineiro Thiago Mares Guia, que tem uma história antiga com o diabetes.
Você sabia que o diabetes é uma doença causada pelo excesso de glicose na corrente sanguínea? Pois é. Se a insulina — hormônio que controla a glicose — se torna insuficiente, o açúcar deixa de ser absorvido pelas células e acumula-se na corrente sanguínea. Esse é um dos principais problemas da Saúde Pública. Contribui com 40% das doenças cardiovasculares e é uma das maiores causas de mortalidade do mundo.
No Brasil, há um grande número de diabéticos. Aproximadamente 10 milhões de pessoas sofrem desse mal –e metade desse grupo, entre 5 a 6 milhões de pessoas, nem sabe disso. O conhecimento é importante para a busca de tratamento. Há como lidar com a doença mas, para isso, é importante que diagnóstico precoce e informação.
Dia 14 de novembro é Dia Mundial do Diabetes. Participe da campanha nacional de conscientização sobre a doença. Serão feitas várias ações simultâneas nesta data, como teste gratuitos de glicemia, oferecidos em diversos locais do Brasil.
Além disso, a IDF (International Diabetes Federation) nos faz uma convocatória: vamos iluminar nossas casas com luzes azuis, num ato de conscientização — assim como é feito na campanha em combate ao câncer de mama, quando diversos monumentos da cidade são iluminados com a cor rosa.
Vamos colaborar com essa campanha! A causa deve ser de todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário