Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Produtores prometem bloquear BR-101 nesta quinta-feira em protesto a crise no preço do café

Itabela- durante uma assembleia realizada na noite desta segunda-feira (4), na Loja Maçônica Fraternidade Itabelense, cafeicultores de Itabela, Eunápolis, Itagimirim e Itamaraju decidiram bloquear a BR-101, nesta  quinta-feira (07).

A manifestação será uma advertência dos produtores de café da microrregião, aos governos estadual e federal, em razão da crise que assola o setor, e já causa danos financeiros enormes aos cafeicultores.

Mais de 50 pessoas entre produtores e produtoras rurais participaram da assembleia, que teve momentos de certa tensão, com alguns empresários afirmando temer pela perda de suas propriedades, em razão do baixo preço do grão atualmente, em torno de R$ 180,00 a saca, o que pode impedir a quitação dos empréstimos feitos nos bancos para a realização da safra colhida este ano.

 De acordo com os produtores, o preço do café atualmente não cobre nem os custos da produção, uma vez que, para se colher uma saca do grão o produtor tem um custo em torno de R$ 210,00, bem abaixo do preço da venda.

 Diversos fatores são citados como causa dessa crise. E vão desde o crescimento das áreas de plantio, passando pelo alto custo da produção, indo até as estimativas otimistas das safras, divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a cada ano.

 Cenário esse que se torna mais crítico a cada dia e parece não sensibilizar os governos, que nada fazem para salvar a cafeicultura.

 Há, entre os produtores, um misto de medo e revolta, sentimentos que fizeram com que os mais comedidos, que defendiam uma manifestação menos radical, tivessem sua proposta rejeitada.

A manifestação terá início às 7 horas da manhã, na área da rodovia que corta a zona urbana de Itabela.

Os detalhes da manifestação serão discutidos e organizados por uma equipe que foi escolhida para esse fim.

O exemplo do descaso do governo do Estado com os produtores de café,  esta a tão sonhada estação experimental, que os produtores esperam a anos e o projeto não sai do papel./Radar-64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.