Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 3 de novembro de 2013

Ex-prefeito de Mucuri é operado e recebe cinco pontes de safena

O radialista Samuca Macedo, da Rádio Abrolhos FM de Mucuri, acaba de confirmar em seu perfil pessoal no Facebook que o ex-prefeito Milton José Fonseca Borges, foi submetido no último dia 1º deste mês de novembro a um procedimento cirúrgico cardíaco. No total, segundo Macedo, foram implementadas cinco pontes de safena em veias coronárias de Milton Borges.

Ainda através da rede social o radialista publicou uma mensagem enviada a ele por Júnior Borges, filho do ex-chefe do executivo mucuriense. "Ele entrou em cirurgia por volta das 10hs para fazer a cirurgia cardíaca visando a colocação de cinco pontes de safena, sendo finalizada por volta das 16hs de ontem (01/11/2013) quando terminaram e o encaminharam à UTI para recuperação. Hoje pela manhã MB, embora ainda na UTI, já respirava sem o "tubo endotraqueal".

E completa Samuca Macedo: “Agora é agradecer a Deus e a todos que torceram pela saúde de MB e que ele tenha um bom resultado no pós-operatório".

Não foi informado pela família o hospital onde Milton Borges foi operado.

Como é feita uma ponte de safena?

Essa cirurgia cardíaca consiste em retirar parte da veia safena, que fica na perna, para religar artérias do coração obstruídas por placas de gordura. Com a nova ligação, chamada de ponte pelos médicos, é possível normalizar a circulação de sangue no local e evitar um infarto fatal. O desenvolvimento dessa cirurgia pode ser considerado um feito multinacional: ela foi realizada pela primeira vez nos Estados Unidos (em 1967), por um médico argentino (Renné Favaloro). Desde então, a ponte de safena passou por vários aperfeiçoamentos. 

Antes era comum, por exemplo, que durante a operação o bombeamento de sangue do paciente fosse feito por uma máquina fora do corpo, pois o coração parava totalmente de bater. Hoje, há várias técnicas que apenas reduzem os batimentos cardíacos, tornando a cirurgia menos invasiva e arriscada./TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.