Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prova aplicada pela Capes deixa dúvida entre estudantes e apresenta possível erro

Prova aplicada pela Capes deixa dúvida entre estudantes e apresenta possível erro

Aplicadas no último domingo (5), as provas do projeto Programa Jovens Talentos para a Ciência deixou dúvidas entre candidatos. A iniciativa, que é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas de conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os alunos no meio científico, foi feita por meio de teste que deveria ser de conhecimentos gerais. No entanto, ao abrirem os cadernos, que, segundo relatos, eram personalizados, alguns alunos da área de Ciências Humanas se depararam com questões de Exatas. O mesmo erro ocorreu com o grupo oposto.

“A prova era de conhecimentos gerais e eu pleiteava uma bolsa para iniciação cientifica na área de engenharia, no entanto fiz uma prova estritamente de humanas”, relatou Felipe Gonzalez, estudante de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em entrevista ao Bahia Notícias. Luiz Nunes, que cursa Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba), contou que candidatos de outros estados receberam as avaliações de acordo com a sua área de estudo, mas também houve falhas. 

”Aqui na Bahia todas as pessoas que eu conversei e todos de minha sala receberam provas de exatas também, mas uma colega de sala entrou em contato com pessoas de outros estados que receberam cada um a prova de sua respectiva área”, acrescentou. Lucas Almeida, que faz Engenharia Elétrica na Ufba, diferentemente de alguns colegas, recebeu a prova com questões de física, química, matemática e biologia. O Diretório Central dos Estudantes da Ufba (DCE), em nota publicada na web, argumenta que os problemas ocorrem desde o ano passado.

“O programa, que foi implantado no ano de 2012, já vem somando uma série de problemas. Os estudantes que participaram no ano passado sofreram com a falta de organização da Ufba e da Pró-Reitoria de Pesquisa, desde o período de inscrição até os primeiros seis meses de implantação da bolsa.

Em primeiro lugar, houve falha na divulgação do programa em diversos institutos e inscreveu compulsoriamente os melhores colocados do vestibular de 2012.1, muitos dos quais não foram sequer notificados da inscrição (gerando um percentual altíssimo de ausentes no dia do processo seletivo)”, esclarece o comunicado (veja a íntegra). Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 400 pelo período de 12 meses e o resultado final será divulgado no dia 5 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.