Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Itamaraju demarca área do Prado e se torna o maior território do extremo sul

Um processo estadual que durou quase três anos atualizando os limites dos municípios que integram o território de identidade dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, chegou ao fim e o município de Itamaraju conquistou uma considerada área do Prado, após um acordo entre os dois municípios, que fez de Itamaraju o maior território da região, que antes só ficava atrás de Porto Seguro.

O processo foi consolidado pela realização da redemarcação da região e terminou originado pela Lei Estadual nº 12.636 de 10 de janeiro de 2013 que foi votada pela Assembléia Legislativa e só hoje, dia 4 de outubro de 2013, véspera do aniversário de emancipação política de 52 anos de Itamaraju, houve a sanção da lei pelo governador Jaques Wagner, que também foi assinada pelo secretário da casa civil Rui Costa, secretário do planejamento José Sérgio Gabrielli de Azevedo e secretário de desenvolvimento urbano Cícero de Carvalho Monteiro.

Para que houvesse o cumprimento do acordo em que Itamaraju ganhou uma nova área de 210 km², teve que haver um novo estudo geográfico dos 21 municípios do extremo sul baiano que juntos somam 826 mil habitantes. Com o pedaço territorial adquirido do município vizinho, o município de Itamaraju adquiriu também a metade do povoamento do Tombador e todo o povoamento do assentamento agrário Corte Grande, além de outras 11 comunidades rurais povoadas.

Antes a divisa de Itamaraju com Prado partido sobre a BA-489, era às margens do rio Furado, logo após o bairro Liberdade. Agora a divisa está há 3,6 Km depois no rio Tombador e ao desaguar no Rio Jucuruçu, a divisa de Itamaraju vai descer pelo rio e em frente a Fazenda Bonanza no Guarany, a divisa amplia e sobe em reta até o córrego Palmeira e liga ao mesmo ponto antigo da BR-101, entre a fazenda Fibrasa e Colatina.

No último dia 30 de agosto, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a sua nova contagem populacional no Brasil e Itamaraju foi um dos municípios que cresceu nos últimos três anos, que saiu de 64 mil e chegou aos 67.128 habitantes. E agora com a nova área geográfica adquirida do Prado, o município de Itamaraju passou deum território de 2.370 km², para um território 2.580 km² e com estas novas coordenadas geográficas, Itamaraju passou a ser dono da maior área territorial do extremo sul. A sua população também vai crescer em cerca de 1.500 habitantes e passou de 9 para 10 assentamentos agrários e de 76 para 87 comunidades rurais povoadas, além dos seus 11 distritos existentes.

(Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.