Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

JUCURUÇU: Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado

A Campanha de Vacinação de cães e gatos contra a raiva começa sábado, dia 5 de outubro, das 7h às 17h, Jucuruçu, será em 2 pontos da cidade.

Neste sábado, os locais de vacinação são os seguintes: na Praça Izabel - baixada, e no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) Rua Luís Eduardo Magalhães, 171, Califórnia.

A Campanha Anual de Vacinação anti-rábica para cães e gatos começa neste sábado (5) e todos os cães e gatos a partir de três meses e fêmeas paridas a mais de 15 dias devem tomar a vacina. Os primovacinados (aqueles que receberam a dose inicial) também devem receber uma segunda dosagem após 30 dias.

A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos. Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A secretária de saúde de Jucuruçu avisa toda comunidade jucuruçuense que está terminantemente proibido a circulação de cachorros nas ruas, atualmente a situação dos animais é de muita vulnerabilidade. “Os cães soltos procriam indiscriminadamente, contraem e transmitem doenças, oferecem riscos de acidentes, tanto no trânsito quanto com pessoas, e ainda podem ser atropelados”, Cães que vivem na rua, freqüentemente famintos e doentes, procuram comida e abrigo nas comunidades humanas. Geralmente são tidos como uma chateação e ameaça à saúde pelos residentes do lugar.  

Doenças Transmitidas por Cachorros

Doenças transmitidas por cachorros são muito comuns, uma vez que os cachorros são os animais preferidos dos seres humanos.  As principais são:

Raiva
Sarna
Micoses
Zoonoses
Brucelose
Leptospirose
Doença de Lyme
Ancilostomose

A maioria dessas doenças surge quando o cachorro não é bem cuidado, por isso, é importante as práticas de boa higiene, cuidados com a alimentação e vacinação.

O veterinário deve ser consultado regularmente, pois algumas doenças graves não provocam nenhuma alteração imediata nos animais, o que pode agravar a sua condição e transmiti-la para o ser humano. É preciso ter cuidado ao manipular as fezes do animal, pois são nelas que se concentram a maior parte das bactérias causadoras das doenças acima mencionadas.

Verme do cachorro

O verme do cachorro provoca uma irritação na pele conhecida como bicho geográfico por causa do aspecto da lesão que o parasita produz, semelhante às linhas irregulares de um mapa. Esta dermatite é provocada pela larva do parasita chamado Toxocara canis presente na terra ou areia onde o cachorro faz cocô.

O parasita penetra no corpo através da ingestão ou contato com a areia ou terra contaminada, e é comum especialmente em crianças entre 1 e 3 anos de idade, que brincam descalças ou sem roupa em terra ou areia exposta aos cachorros, como calçadas das ruas ou areia da praia, por exemplo. As áreas do corpo mais atingidas pelo bicho de pé são os pés, pernas, antebraço e mãos.

Por esses e outros motivos que Siderlandia Pereira (Secretária de Saúde) avisa e pede para toda polução de Jucuruçu, que está terminantemente proibido a  circulação de cães nas ruas, estamos pedindo de boa fé e amigável, pois não queremos tomar outras providências, pois sabemos que todos sabem muito bem dos perigos e riscos que corremos com esses animais em nosso convívio. Desde já quero agradecer e ao mesmo tempo contar com a compreensão e colaboração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.