Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

AL-BA: a dois dias da eleição candidatos “escondem” as cartas



A dois dias da eleição para presidência da Assembleia Legislativa o quadro não sofreu grandes mudanças. Ao que parece um acordo foi selado para que as informações concretas parassem de circular. O primeiro a aderir ao movimento foi o presidente e candidato à quinta reeleição Marcelo Nilo (PSL) quando, ainda no final de semana, afirmou que só falará após a votação.

O deputado estadual Luiz Augusto (PP) tem reunião marcada com a bancada de seu partido nesta terça-feira (31) para decidir se será o candidato ou se declinará para apoiar Ângelo Coronel (PSD). Até o momento, dois deputados da base de Rui Costa que não fazem parte do PP ou PSD declararam que não votarão em Marcelo Nilo.

Os dois – Manassés e Alan Castro — são do PSL. As primeiras informações deram conta de que ambos fecharam acordo para votar em Coronel, contudo, depois foram à imprensa afirmar que poderiam votar tanto no pessedista quanto em Luiz Augusto. A decisão para escolha do candidato do agrupamento perpassa pela pedida de cada deputado.

Explica-se: na próxima reunião os deputados dirão qual a preferência. Provavelmente, esta informação ficará restrita aos gabinetes podendo, eventualmente, “vazar” para imprensa. Os apoios serão contabilizados e o candidato definido. Contudo, fosse hoje a decisão, Ângelo Coronel seria o escolhido. O PSD tem sete deputados na Casa enquanto o PP tem cinco.

O acordo entre os dois também estabelece que a primeira vice-presidência ficará com aquele que declinar. Portanto, se o candidato for Coronel, Luiz Augusto ficará com a vaga na mesa e o contrário também pode acontecer.

Além dos dois parlamentares do PSL, havia a expectativa de que outro deputado da base de Rui declararia apoio publicamente ao campo político. No entanto, com a passar das horas a hipótese foi perdendo força. Ângelo Coronel arremata a razão: queremos agora apoio em “off”. Ou seja, preferem que o apoiamento em reservado para evitar o assédio por parte do adversário.

O fato é que os prepostos de Nilo e da dupla Coronel/Luiz Augusto estão otimistas para eleição. Não há um clima desses no Palácio Luís Eduardo Magalhães há muitos anos sendo que as últimas campanhas foram travadas antes do dia da eleição. O dia da eleição em si tem sido, ao menos na “era Nilo”, tranquilo.

Traição

O ambiente na Assembleia também está marcando por uma sensação de que pode haver “traição” para qualquer lado. Acreditam os mais próximos aos candidatos que é possível que haja “fuga” de votos. A insegurança, neste sentido, está presente em todas as rodas de conversas e deve ficar assim até a contagem dos votos.

Na tarde desta segunda-feira começou a circular a possiblidade de Marcelo Nilo retirar a candidatura. Os aliados de Nilo refutam esta possibilidade e afirmam que estão confiantes na vitória, mas em política nenhuma fumaça deve ser ignorada, pois as chances de haver fogo são grandes. Os próximos dias dirão o que é verdade e o que é disse-me-disse./bocaonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.