Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A clonagem dos cheques da Câmara de Vereadores


O novo presidente já acionou a Polícia, que em breve 
deve identificar e prender os autores da farsa. 


Teixeira de Freitas: No fim da noite da última quinta-feira, 02 de fevereiro, nossa equipe de reportagem acompanhou a chegada na sede da 8ª COORPIN, do homem que matou a golpes de faca a sua ex-companheira, crime ocorrido no Bairro Tancredo Neves.

Erly Silva Viana, 41 anos de idade, que estava foragido desde o último dia 30 de janeiro, foi preso em uma ação da Polícia Militar em Jucuruçu, e logo depois encaminhado e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju, mas, a Coordenadora da 8ª COORPIN, Valéria Chaves, conseguiu junto à Justiça, a prisão preventiva do acusado e solicitou que o mesmo fosse recambiado para Teixeira de Freitas.

Cópia de um dos cheques clonados, com as assinaturas do presidente  e do primeiro secretário trêmulas e falsificadas. 

Investigadores do S.I da Polícia Civil de Teixeira de Freitas foram até Itamaraju e conduziram o homicida, que chegou na delegacia, tranquilo, e concedeu entrevista à nossa equipe de reportagem. Erly, que matou com 03 golpes de faca a jovem ex-companheira, Leidiane Silva de Jesus, 20 anos de idade, falou sobre a motivação do crime, sobre a ação e ainda sobre a fuga, além de contar detalhes sobre o relacionamento com Leidiane.


Acerca da clonagem dos cheques da Câmara de Vereadores, antes de sair escrevendo o que eu não tinha a certeza, como alguns fizeram por aí, na tarde de ontem procurei e tive acesso direto aos documentos, assim como  entrevistei e conversei pessoalmente com o atual presidente, vereador Evaí Fonseca, e que esclareceu o que houve de fato. Vamos a um breve relato.

Sendo o mês de janeiro de 2017 o primeiro mês de uma nova gestão administrativa da Câmara, bem como o início de uma nova legislatura para muitos dos edis e de seus assessores, diversos pagamentos da Casa, mais precisamente em torno de 40 deles,  estavam sendo realizados por meio de cheques, o que hoje em dia não é habitual no setor público, tal fato tendo ocorrido somente por se tratar, como já dito, do início de uma nova gestão política e administrativa.

Gente de dentro da Casa, com certeza

Assim posto, alguém, certamente de dentro da Câmara, seja algum funcionário – o que não acredito – algum vereador, assessor, ex-vereador ou ex-assessor da Casa  (afinal, até 30 dias atrás alguns ainda tinham acesso a esses dados), mas alguém de dentro da Câmara,  e que sabia perfeitamente dos trâmites da contabilidade, do uso dos cheques e das suas respectivas numerações,  simplesmente clonou tais cheques, falsificou as assinaturas de Evaí e do primeiro secretário Robson Vinhas, e depositou os mesmos em 4 contas diferentes, cujos titulares, para não prejudicar as investigações policiais, por ora não posso revelar.

Foram quatro os cheques clonados, totalizando pouco mais de 27 mil reais, mas que acabaram sustados a tempo  pelo presidente Evaí, ou seja, não houve prejuízo à Câmara, mas, sim, apenas uma tentativa de roubo.  A sorte foi que o presidente, atento, conferiu pessoalmente o extrato bancário do dia 31 e detectou a tentativa de fraude.

Por outro lado, como já dito, é certo que o crime foi praticado por alguém muito próximo da contabilidade da Casa, sendo ainda mais do que  certo de  que não foi obra de nenhum dos vereadores iniciantes, já que para tanto só alguém especializado em falsificações e com grande conhecimento dos trâmites legislativos poderia ter planejado sua execução.

Enquanto os cheques originais, que tiveram suas numerações clonadas, ainda nem haviam sido preenchidos. 

Ademais, a polícia já identificou quem seriam os quatro elementos  beneficiados com a clonagem, uma mulher e três homens, e que agora terão que explicar porque os cheques foram depositados em seus nomes e em suas contas, sendo que a polícia também tem os meios necessários para identificar o autor dos depósitos. Mais informações, infelizmente, ao menos por ora, não posso adiantar aos leitores. 


Mas que vai dar cadeia, isso vai!!!/topatudonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.