Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Morre a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva

Marisa Letícia teve morte cerebral em decorrência de um AVC - Foto: Nelson Almeida | AFP
Marisa Letícia teve morte cerebral em decorrência de um AVC

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva teve a morte cerebral confirmada nesta quinta-feira, 2. O cardiologista Roberto Kalil Filho, que atende a mulher do ex-presidente Lula, já tinha dito que o quadro dela era "irreversível".

De acordo com o hospital, foi iniciado os procedimentos para doações dos órgãos.


O ex-presidente Lula usou as redes sociais para confirmar a informação e "agradecer as manifestações de carinho e solidariedade". Ainda, em homenagem a Dona Marisa, mudou a foto do perfil.

A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos.


A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou o falecimento da ex-primeira-dama no plenário da Câmara, pedindo um minuto de silêncio. Em seguida, Miro Teixeira (Rede-RJ) pediu que fosse aprovada uma moção de condolência ao ex-presidente.

AVC

Marisa Letícia foi hospitalizada no último dia 24 de janeiro em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. Ela passou mal em casa e foi levada para o hospital, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi transferida para o Hospital Sírio Sírio Libanês, em São Paulo.

Resultado de imagem para dama Marisa Letícia Lula da Silva

Ela teve o coma induzido, mas os médicos retiraram os sedativos após uma melhora no seu quadro clínico. Contudo, o estado dela piorou e eles voltaram a sedar a ex-primeira-dama.

O AVC foi provocado por um aneurisma, que já tinha sido diagnosticado, mas rompeu.

Mulher discreta

Marisa Letícia Lula da Silva, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 1950, sob o nome de Marisa Letícia Casa. Figura discreta ao lado do marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa começou a trabalhar aos nove anos, como babá na casa de um sobrinho do pintor Cândido Portinari. Cresceu em uma família de onze irmãos e casou-se aos 19 anos com o taxista Marcos Cláudio da Silva. Três meses depois e grávida do primeiro filho, Marisa viu-se viúva após Marcos Cláudio ser assassinado durante um assalto.

Resultado de imagem para dama Marisa Letícia Lula da Silva


Em 1973 conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos. Sete meses após se conhecerem, casaram. Com Lula, teve três filhos. Também compõem a família Marcos, filho do primeiro marido, e a enteada Lurian, filha de outro relacionamento de Lula. Marisa esteve ao lado de Lula durante sua ascensão política, desde os tempos de sindicato, passando pela fundação do PT – que ajudou a criar – até a presidência da República, em 2003.

Marisa foi condecorada, em 2003, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Real, concedida pelo rei Haroldo V e a rainha Sônia da Noruega, durante a visita ao Brasil. Também foi condecorada por Portugal com a Ordem da Liberdade, também em 2003, e a Ordem Militar de Cristo, em 2008.

Durante os anos no Palácio da Alvorada, Marisa não encabeçou projetos sociais, função comum às primeiras-damas anteriores, e deixava os holofotes para o marido. Mas durante as corridas presidenciais participava, junto com ele, de comícios, passeatas e outros compromissos de campanha. Em 2011, incentivou Lula a realizar os exames que descobriram um câncer na laringe. Foi Marisa que cortou os cabelos e a barba do marido, antecipando os efeitos da quimioterapia.

Resultado de imagem para Marisa Letícia Lula da Silva


Em 2016, a ex-primeira dama viu seu nome envolvido nas investigações da Operação Lava Jato. Tornou-se ré nas investigações após a Justiça acatar a denúncia do Ministério Público Federal contra ela e Lula no caso do triplex no Guarujá (SP). Mesmo aceitando a denúncia, o juiz Sérgio Moro “lamentou” as acusações envolvendo Marisa Letícia. Segundo o juiz, há dúvidas se a esposa de Lula tinha conhecimento dos supostos crimes envolvendo acertos de propina no esquema da Petrobras./ uol  

Marisa Letícia Lula da Silva - Marisa Letícia Rocco - foi esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi a primeira-dama do Brasil entre 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011. 


Nascimento: 7 de abril de 1950, São Bernardo do Campo, São Paulo, Falecimento: 2 de fevereiro de 2017 - Partido: Partido dos Trabalhadores - Cônjuge: Luiz Inácio Lula da Silva (desde 1974),


Marcos Cláudio da Silva (de 1970 a 1971) Filhos: Fábio Luís Lula da Silva, Marcos Cláudio Lula da Silva, Sandro Luís, Luís Cláudio - Nacionalidades: Italiano, Brasileiro.

Um comentário:

  1. RESPEITO ÀS DORES ALHEIAS
    A vida segue seu curso para todos os homens.
    É claro que as pessoas que têm sua vida exposta, por serem personagens públicos estão sempre na vitrine dos comentários do momento, sejam eles, bons ou maus.
    Suas tragédias, suas dores e suas alegrias.
    O quadro atual da humanidade nos pede bom senso e reflexão profunda do que fazemos da nossa vida nesses dias.
    Pode parecer coisa de religioso démodé, mas respeito é algo que nunca sai de moda.
    Ando em busca de atitudes que exalem mais religiosidade, pois o mundo está farto de religiosos tolos.
    A dor nos torna a todos iguais, e a morte traz essa chancela definitiva.
    Andamos necessitados de amor, nas ruas, nos lares, em todos os lugares.
    Andamos necessitados de atitudes gentis, de estender a mão, de ceder lugar no transporte público.
    Ações generosas nos definem como criaturas racionalmente sensíveis.
    Nesse momento, no mundo inteiro, muitas famílias estão chorando, famílias como a minha e a sua.
    As diferenças de pensamento, e de posição não podem nos tornar insensíveis, sabe por quê?
    Porque nenhum de nós é capaz de mensurar a dor que aflige o coração de um semelhante.
    As dores alheias merecem nosso respeito, o meu e o seu, isso nos revela como seres capazes de amar.
    Estou me dando um minuto agora para silenciar em benefício dos que estão chorando, não importa quem.
    As dores alheias são espelhos onde devemos nos mirar.

    Adeilson Salles

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/respeito-as-dores-alheias/#ixzz4XdAugjMH

    ResponderExcluir

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.