Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 31 de agosto de 2013

Dia Nacional de Luta mobiliza movimentos no extremo sul

Bancários do extremo sul da Bahia, em sua ampla maioria, retardaram o atendimento aos clientes nas principais cidades da base –  Itamaraju, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis –, como parte das manifestações em todo o país alusivas ao Dia Nacional de Luta, organizado pela CUT e as demais centrais sindicais.  “Convocamos os companheiros bancários para a greve, porém, a maioria preferiu retardar a abertura dos bancos”, salientou João Climário, diretor do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários) e coordenador regional da CUT, ao avaliar o movimento.

Para Moisés Vital, também dirigente sindical, a paralisação na Caixa em Porto Seguro foi positiva, já que, segundo ele, ganhou adesão em massa dos bancários. “Foi bastante positiva a participação dos colegas”, afirmou Vital, que acompanhou ainda o retardamento na abertura dos demais bancos da cidade.

Já em Eunápolis, além de promover a greve de 24 horas na Caixa, dirigentes do Sindibancários participaram da caminhada em protesto contra o Projeto de Lei 4330, que propõe a terceirização de todos os serviços no país. De acordo com o dirigente do Sindicato Nelson Michelena, aproximadamente 400 pessoas participaram da passeata, promovida em conjunto com outros movimentos sindicais.
Em Teixeira de Freitas, após a atividade nos bancos, também houve passeata em repúdio ao PL 4330, com a adesão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que defende agilidade no processo de reforma agrária. Essa questão faz parte do pacote de reivindicações das centrais sindicais, que inclui a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuir os salários e melhorias em setores como educação, saúde, transporte e segurança pública.

Em Itamaraju, o coordenador geral do Sindibancários, Carlos Eduardo Coimbra, alertou para uma possível greve geral em setembro, caso a Fenaban não aceite as reivindicações dos bancários, representados no país pela Contraf-CUT. Ao lado dos diretores João Climário e Marcão da CUT, ele acompanhou a mobilização nos bancos locais, que resultou no retardamento da abertura das agências. Fonte: Sindibancários Extremo Sul-CUT.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.