Mais de 600 pessoas lotaram as dependências do Centro de Cultura de Porto Seguro, para acompanhar a oitava edição da Assembleia Itinerante. O programa, idealizado pelo deputado Marcelo Nilo, é uma iniciativa inédita na história do parlamento baiano e já passou com êxito, pelos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Jequié e Paulo Agonso, sempre com o mesmo roteiro. O objetivo principal do projeto, é aproximar os deputados das comunidades que eles representam e discutir, junto com a população, temas de interesse regional.
No auditório, usado como plenário, os 33 deputados presentes, entre base do governo e oposição, usaram a bancada para defender suas opiniões e abrir o debate das questões importantes para a região. Para o deputado Marcelo Nilo, a sessão de Porto Seguro foi “até pedagógica”, pois a existência de posturas políticas diferentes não impediu que o parlamento trabalhasse de forma democrática e transparente.
Sentimento semelhante foi manifestado pelo líder do governo, deputado Zé Neto, “sempre disposto a debater as realizações da administração do governo Jaques Wagner”. Citou obras como as do projeto Porto Sul, a Fiol, a nova Fonte Nova, os investimentos feitos em educação, estradas e saúde (com a construção de cinco hospitais de porte). Por seu turno, o líder da oposição, deputado Elmar Nascimento, criticou o estado do sistema estadual de saúde e educação, a PEC “onerosa” da Arena Fonte Nova e, especialmente, a escalada da violência.
Sessão Especial
Durante a sessão especial, iniciada logo após a sessão ordinária, cinco personalidades que se destacam pelos serviços prestados à comunidade de Porto Seguro foram homenageadas com a Comenda Dois de Julho, pelos deputados mais votados na região.
O cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, Moacyr Costa Pereira de Andrade, recebeu a medalha do dep. Gaban (DEM); a juíza do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, Dra. Andrea Schwarz de Senna Moreira, foi homenageada pelo dep. Ronaldo Carleto (PP); já o dep. Carlos Ubaldino (PSD), entregou a comenda ao ex vereador Erivaldo Santos Oliveira e o presidente Marcelo Nilo, fez a homenagem ao juiz André Marcelo Sprogenski. Por fim, a prefeita Cláudia Oliveira, recebeu a comenda de toda a Mesa Diretora da Alba.
A prefeita parabenizou todos os homenageados, agradeceu a honraria e falou sobre o apoio e o reconhecimento da população em relação ao seu trabalho. “Eu ficou orgulhosa por receber uma homenagem como essa e me sinto honrada por ter sido eleita pelo povo de Porto Seguro, que confiou em mim e está me ajudando administrar essa cidade, com tanto carinho e dedicação”, declarou.
O presidente Marcelo Nilo, encerrou a sessão especial, falando sobre a importância da Itinerante, tanto para a população, quanto para os parlamentares, que podem assim, estar mais próximos do povo, exercendo a verdadeira função de um deputado.
“Nós políticos ficamos realizados com a possibilidade de estar perto do cidadão e poder servir ao próximo, tornando possível os anseios de todos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário