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“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

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terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jucuruçu: 1º conferência da educação da escola Cecília Meireles

Aconteceu nesta terça feira 27/ 8 a 1º conferência da educação da escola Cecília Meireles de Jucuruçu. Em nível nacional esta já é a 4ª edição, porém Jucuruçu é a primeira vez que realiza este evento.

O objetivo da Conferência é de tornar as escolas participantes sustentáveis questão ambiental, e se possível na questão financeira.
Para a realização do projeto foi necessário a divisão de todo o alunado em equipes para fazerem os projetos que acreditam ser necessários para a sustentabilidade da escola, onde os mesmos tiveram a orientação de professores para ajudá-los na criação dos projetos.

A conferência teve como tema: Terra, água, ar e fogo. Tendo sido criados os
Projetos:

Horta Escolar;
Horta Ecológica;
Sabão Ecológico;

Captação de água da chuva para consumo da Escola houve apresentações teatrais de cada equipe sobre o tema de seus projetos. Organizada e apresentada por todos os alunos e professores do Ensino Fundamental II, direção da escola Rivaní Passos e Roberto Lopes, coordenação pedagógica Valéria Santana e Marcélia Martins, além de toda a equipe da Escola que se empenhou para o evento acontecer.
O projeto escolhido foi o da Captação de água da Chuva, pois a Escola sofre com problemas de abastecimento, sendo que quando há problemas com o abastecimento de água da EMBASA a escola não tem como funcionar e os 600 alunos da instituição ficam sem aula nesses dias, uma vez implantado esse sistema poderemos trabalhar tranquilamente com a reserva da água das chuvas, todos os temas abordados são de grande importância, mas no memento a reserva de água para a escola é primordial. E será apresentado na Conferência.

Este projeto será apresentado na Conferência Regional e logo após na Conferência Estadual.


PROJETO: ESCOLA Sustentável:

HORTA ESCOLAR:


Essa foi uma das apresentações:

colaboradores

Professores: Clêuma, Marcos, Reinan e Landiney
Turmas:7ª e 8ª,7ªB e 8ªA
INTRODUÇÃO A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, inserindo ao dia a dia da escola práticas de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

Além do que o projeto visa também o desenvolvimento de um plantio utilizando-se de materiais recicláveis para decoração dos canteiros destinados a melhorar a qualidade da alimentação escolar proporcionando aos alunos a oportunidade de estarem inseridos em uma atividade onde os mesmos aprenderão a valorizar um projeto sustentável criado e desenvolvido com a total participação dos mesmos.

OBJETIVO GERAL:

Implantar práticas sustentáveis na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levar aos alunos a vivencia e o contato direto com o meio ambiente natural.
- Oportunizar ao aluno a conquista do seu espaço, preservando o meio ambiente onde vivemos.
- Proporcionar como atividade extracurricular um espaço de estudo, descoberta e aprendizagem.
- Proporcionar aos alunos a descoberta das técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.
- Desenvolver de modo integrado, a consciência da responsabilidade para com o meio ambiente, através de práticas recicláveis.

- Promover a responsabilidade social pela participação em grupo, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo.

- Promover um intercâmbio sistemático de informações no contexto ambiental através de observações, ações concretas e práticas a serem realizadas no ambiente escolar.
- Levar os alunos a perceberem a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
Os alunos desde as séries iniciais aprendem a importância de uma alimentação saudável através de vegetais, bem como as técnicas para o plantio e colheita das mesmas, valorizando assim o trabalho em grupo.
PÚBLICO-ALVO
Alunos de todas as séries da escola.

JUSTIFICATIVA


Sendo a escola um espaço onde os alunos darão sequência ao seu processo de socialização é fundamental o papel da educação ambiental na formação de jovens responsáveis.
A escola deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino.
Os conteúdos ambientais devem envolver todas as disciplinas do currículo e estarem interligados com a realidade da comunidade, para que o aluno perceba a correlação dos fatos e tenha uma visão integral do mundo em que vive. Nesse sentido a escola deverá promover através de ações a preservação e a conservação do meio ambiente para que o aluno tome consciência de sua responsabilidade. E assim com as atividades extraclasse viabilizamos ao aluno conhecimentos e práticas que envolvem todas as dependências da escola estabelecendo a relação entre teoria e prática e os cuidados com a alimentação.

Local adequado para a implantação da Horta escolar. Ferramentas necessárias para o cultivo e manejo.
Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação; Retirar plantas invasoras; Afofar a terra próxima às mudas; Completar nível de terra em plantas descobertas. Colheita e Higienização
A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.

Consumo

A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação dos alunos e proporcionando maior variedade nas opções presentes.

AVALIAÇÃO:


Durante o desenvolvimento do projeto avaliaremos se os objetivos programados foram alcançados total ou parcialmente, para que então possamos fazer mudanças necessárias visando atingir todas as etapas do mesmo.

                                                UNIÃO COOPERATIVISMO

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