Levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indica que quase 19 mil eleitores baianos estão impedidos de se filiar a partidos, votar, ser votados ou exercer cargo público porque tiveram os direitos políticos suspensos.
Segundo infomações apuradas pelo site Brumado Notícias, em todo o país, 800 mil pessoas estão nesta situação. Na Bahia, a maior parte das suspensões ocorre por conta de condenação penal ou interdição por incapacidade civil absoluta, como é o caso de pessoas com deficiência mental.
O cidadão com condenação criminal que quiser readquirir seus direitos políticos deve apresentar à zona eleitoral em que está inscrito documentação que comprove o total cumprimento da pena.
As pessoas com outro tipo de pendência devem comprovar, através de documento expedido pelo órgão com o qual não estava em dia, o fim da restrição impeditiva de direitos. Além das questões referentes ao período eleitoral, os cidadãos com os direitos políticos suspensos também não podem ter habilitação em entidade sindical e realizar alistamento militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário