Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 25 de agosto de 2013

Quase 19 mil eleitores estão com direitos políticos suspensos na Bahia

Quase 19 mil eleitores estão com direitos políticos suspensos na Bahia
Levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indica que quase 19 mil eleitores baianos estão impedidos de se filiar a partidos, votar, ser votados ou exercer cargo público porque tiveram os direitos políticos suspensos. 

Segundo infomações apuradas pelo site Brumado Notícias, em todo o país, 800 mil pessoas estão nesta situação. Na Bahia, a maior parte das suspensões ocorre por conta de condenação penal ou interdição por incapacidade civil absoluta, como é o caso de pessoas com deficiência mental. 

O cidadão com condenação criminal que quiser readquirir seus direitos políticos deve apresentar à zona eleitoral em que está inscrito documentação que comprove o total cumprimento da pena. 

As pessoas com outro tipo de pendência devem comprovar, através de documento expedido pelo órgão com o qual não estava em dia, o fim da restrição impeditiva de direitos. Além das questões referentes ao período eleitoral, os cidadãos com os direitos políticos suspensos também não podem ter habilitação em entidade sindical e realizar alistamento militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.