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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jucuruçu: Escola Cecília Meireles almeja Projeto de Reutilização de Água de Chuva

Projeto de Reutilização de Água de Chuva
IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS.

JUCURUÇU – BAHIA
AGOSTO - 2013

RESUMO


Tendo em vista que a Escola Municipal Cecília Meireles é composta por aproximadamente 600 pessoas, presume-se que há um grande consumo de água. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade da captação de água da chuva para fins não potáveis e bem como o que precisa ser feito para isso acontecer na Escola. Promovendo, assim, a redução dessa despesa e, principalmente, a sustentabilidade. A estrutura de captação de água da chuva para reutilização em fins não potáveis é formada pelo telhado (área de captação) calhas, filtros e cisternas. Partindo da premissa que para cada metro quadrado de área é possível captar 1 litro de água para cada 1 mm de chuva, e levando em consideração a área e uma média de 125 mm de chuvas mensais, o potencial de captação pode chegar a 125 m3 de captação mensal.

1.0 INTRODUÇÃO

O sistema de captação e aproveitamento de água de chuva foi uma técnica utilizada durante séculos por povos de diferentes continentes, como os Romanos, Hebreus, Maias e Incas, entretanto, foi esquecida com o passar dos anos. Sendo a água elemento essencial a vida e também fator determinante da qualidade de vida e de desenvolvimento de uma comunidade, a escassez cada vez mais perceptível, desse bem tão precioso faz com que os povos relembrem o antigo sistema de captação e desenvolvam novas técnicas para sua captação e armazenamento. Deste modo, busca se a possibilidade de usar a água, principalmente em épocas de enchentes, falta de energia e estiagem. Seu elevado consumo, além do desperdício generalizado, vem reduzindo sua disponibilidade nas fontes mais superficiais, sendo necessária a busca através da captação de chuva que permite poupar até 50% da água potável disponível nas propriedades.
A cisterna, elemento principal o processo de armazenamento de água de chuva, é um tipo de reservatório de água que pode ter vários formatos, podendo estar enterrado, semi-enterrado, apoiado ou até mesmo elevado. E permite a captação e armazenamento de águas das chuvas a partir de seu escoamento nas coberturas das edificações, por meio da utilização da calhas ou condutores verticais e horizontais. É importante que esteja sempre fechados e protegido da evaporação e contaminação causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

 2.1 Situação Problemática
A água para nós seres humanos exerce total influência, sem ela, seria impossível sobrevivermos, bem como nos garante condições essenciais para nos mantermos vivos, sua utilidade é algo inquestionável, sua presença também é fator determinante para melhoria de nosso bem estar e o desenvolvimento de atividades no dia-a-dia. Quando nos referimos a seres humanos são todas as formas de vida existentes no planeta. Apesar de dois terços da superfície do planeta ser formado por esse composto químico, a água potável é, na realidade, um recurso escasso, isso se agrava cada vez mais. Alguns desses motivos: crescimento econômico desordenado, necessidade de alimentação da população, falta de conscientização das pessoas em economizar (uso excessivo). Nesse sentido, começa haver uma preocupação crescente com o futuro dos recursos hídricos, uma vez que a água vem se tornando um bem cada vez mais escasso. (FERNANDEZ e GARRIDO, 2002).

A escassez de água e a poluição dos recursos hídricos representam um problema de saúde pública, limitam o desenvolvimento econômico e agridem o meio ambiente, conseqüências mais notadas nos países em desenvolvimento. (NIEMCZYNOWICZ, 1996 apud COHIM e KIPERSTOK, 2007).

2.2 Definições dos Objetivos

2.2.1 Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade da captação de água da chuva para fins não potáveis e bem como o que precisa ser feito para isso acontecer na Escola Municipal Cecília Meireles localizada no município de Jucuruçu. Conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso da água em toda comunidade. Propor a implantação de um sistema de reutilização de água da chuva para fins não potáveis na Escola Municipal Cecília Meireles

2.2.2 Objetivos Específicos

a) Reduzir o consumo e, conseqüentemente, as despesas com água;

b) Promover a conscientização ambiental, em âmbito educacional, por meio da
implantação de um projeto sustentável que possui viabilidade econômica;
c) Envolver alunos, professores e pais, de forma transdisciplinar, na execução do projeto;

d) Trazer a tona outras situações problemáticas, dentro da área ambiental e
sustentável, a partir do estudo e da implantação do projeto proposto neste trabalho para a comunidade escolar, assim estimulando a realização de outros estudos e práticas na área do meio ambiente.

2.3 Justificativa do Projeto

A importância do projeto é demonstrada através da crescente necessidade de “sensibilidade ambiental”. Conceito este que, de acordo com a literatura da administração científica, vai muito além das “obrigações ambientais”, aquelas regulamentadas pela legislação, e também da “responsabilidade ambiental”, que consiste em hábitos sustentáveis nas áreas de atuação da Escola, e também na comunidade em que se está inserida.
 A “sensibilidade ambiental” consiste em uma gestão que não vise apenas acabar com a degradação da natureza no meio em que está inserido, e promover a utilização de seus recursos de maneira renovável. Ela visa também à melhoria do ecossistema, promovendo a recuperação da degradação em níveis que vão além daqueles inseridos da atividade fim da escola.

Os estudantes devem ter esse conceito abordado, de acordo com cada disciplina de seu currículo, de maneira que ocorra uma real mudança de cultura na área de educação ambiental, sabendo que para ocorrer essa mudança é necessária uma quebra de paradigmas, e isso leva tempo. Somente através de pequenas mudanças, que têm objetivos claros e aplicabilidade palpável e viável, ao longo de gerações, poderá ser alcançada.
3. REVISÃO DA LITERATURA

Os mananciais utilizados para o abastecimento de água tornam-se insuficientes devido ao crescimento da demanda ou tem sua qualidade comprometida, gerando a necessidade de buscar alternativas capazes de reverter o atual estado de uso deste recurso. Aí surge a possibilidade de ser avaliada a utilização de água de chuva para uso não potáveis, reduzindo o consumo da água gasta na Escola Municipal Cecília Meireles, situada na zona urbana do município de Jucuruçu. Precisamos ter em ente alguns objetivos como:
I. Levantar a quantidade de precipitação no município;
II. Levantar a quantidade de evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação);
II. Levantar possível área de captação na escola.

A coleta de água de chuva tem sido uma técnica popular usada em residências, lugares públicos, sendo o principal benefício do aproveitamento de água de chuva a economia de água, conseqüentemente, economia no bolso, sendo esse individual ou público. De acordo com TOMAZ (2003) os principais componentes de um sistema de captação e aproveitamento de água de chuva são:

I ÁREA DE CAPTAÇÃO: geralmente são os telhados de residências, indústrias, prédios, escola (no nosso caso de interesse em particular). As telhas podem ser de zinco, de brasilit, telhas de concreto. Os telhados podem ser inclinados ou planos;
II CALHAS E CONDUTORES: Conduzem a água captada ao reservatório. Podem ser de PVC ou materiais metálicos;

III MECANISMOS DE LIMPEZA DA ÁGUA: A água das primeiras chuvas lava os telhados carregando consigo sujeiras. Por isso antes de atingir o reservatório, a água deve passar por um processo de limpeza, e para que isso se caracterize o mais usado são os filtros e os reservatórios de auto limpeza;

IV RESERVATÓRIOS: Podem também ser chamados de cisternas e tem como objetivo armazenar a água captada para posterior utilização pode ser feitos de vários materiais e são apoiados, enterrados ou elevados;

VI SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA: Tem como objetivo fornecer e disponibilizar a água armazenada para os diferentes fins de aproveitamento.

No nosso caso específico na escola poderia ser usado nas instalações hidrosanitárias, lavar calçadas, limpezas em geral e outros fins não potáveis. Os estudos sugeridos pela dissertação apresentada por Frederico Moyle Baeta de Oliveira em seu trabalho de mestrado em Engenharia Ambiental para o uso da água de chuva em fins não potáveis sigam as seguintes etapas:

I. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO: A caracterização da área de estudo pode ser feita por meio de dados fornecidos pela equipe diretiva, coordenação pedagógica da escola;
II. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CHUVA: A avaliação pode ser feita por meio de coleta de amostras de água de chuva que devem ser encaminhadas a técnicos, para estudos. Essa coleta é realizada no telhado da escola;
III. PREVISÃO DO VOLUME DE CHUVA: A previsão do volume de chuva pode ser realizada com base na relação entre as áreas de captação e também pode ser visto as precipitações mensais médias de chuva;

IV. PREVISÃO DO CONSUMO DE ÁGUA: Pode ser realizado um levantamento
de quanto se gasta no mês de água na escola e uma previsão de quanto iria
economizar usando esse novo método;

V. DIMENSIONAMENTO DOS RESERVATÓRIOS. O volume de água de chuva que pode ser aproveitado não é o mesmo que o precipitado. Segundo TOMAZ (2003), uma parte da água de chuva que cai sobre a superfície de captação perde-se por evaporação, retenção, limpeza do telhado, etc. Portanto, no cálculo do volume de água que pode ser aproveitado, usa-se o coeficiente de escoamento superficial, que representa o quociente entre a água de captação pelo total de água precipitada.

4. METODOLOGIA

4.1 Estudo Exploratório

A proposta para o projeto de pesquisa teve como base metodológica a coleta de dados, em âmbito da Escola (em seu consumo de água, sua infraestrutura física com capacidade de captação de água da chuva e levantamento da comunidade que faz uso desse recurso), e em âmbito da literatura (verificando atividades e métodos já em utilização para coleta, filtragem e armazenamento de água da chuva). Após a constatação gerada com a coleta inicial de dados, pelos métodos supracitados, foram buscadas teorias científicas que pudessem auxiliar e aprofundar o conhecimento dos pesquisadores no assunto abordado pelo projeto de pesquisa.
4.2 Preparação para Coleta Aprofundada de Dados

No momento da aplicação do projeto proposto, será necessário um aprofundamento no estudo da estrutura a ser construída para a coleta, filtragem e armazenamento da água a ser captada do telhado da Escola, fazendo o contato com um Agrônomo e um Engenheiro Civil para realizar um projeto técnico para o sistema, bem como os custos finais de implantação do mesmo.

5. RESULTADOS E CONCLUSÕES

Os resultados serão debatidos em aula, para que então haja um debate para estabelecimento das conclusões finais. Nesta etapa, serão apresentadas as tabelas de consumo, de possibilidade de captação e utilização, bem como uma previsão de custos necessários para sua aplicação e a possibilidade de retorno do investimento, que se dará por meio da economia da despesa de água.

6.0 RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

DELCIMAR CARDOSO
ELSON PAULO DA SILVA
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MOURA
SINÁRIA ROCHA DA SILVA
TURMAS: 6º ANO A, 6º ANO B e 7º ANO A


ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES

DELCIMAR CARDOSO
ELSON PAULO DA SILVA
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MOURA
SINÁRIA ROCHA DA SILVA


TURMAS: 6º ANO A, 6º ANO B  e 7º ANO A

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